O que há no fundo do rio Amazonas?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Chegando a marca de 30 metros, popularmente conhecido como Bodó ou Acari, o peixe vive no fundo das águas se alimentando de lodo, vegetais e restos orgânicos. Mais abaixo, na marca de 40 metros, mesmo com todos os equipamentos especiais, o ser humano atinge sua capacidade máxima de um mergulho.

O rio mais fundo do Brasil é o rio São Francisco. Ele tem um profundidade média de 958 metros.

O rio mais profundo do mundo é o Rio Congo,fica na África. Profundidade: 250 metros. Anteriormente era conhecido como rio Zaire,e tem 4.667 km de comprimento.o segundo maior longo rio no continente logo após o Nilo,o Rio Congo origina na Zâmbia entre os lagos Tanganyika e Nyasa.

A equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez um detalhado estudo morfométrico – ou seja, determinou as formas e o tamanho – da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, e concluiu que seu ponto mais fundo atinge 50,7 metros (PLoS One, 18 de novembro).

No Amazonas, são solos ra- sos e imperfeitamente drenados, com reduzida fertilidade (Figura 6.10). A classe textural é bastante variável, mas na região oeste do estado do Amazonas são caracterizados pelos elevados teores de silte.

O Rio Amazonas atravessa a maior biodiversidade do planeta
Em seus 4 milhões de km2, estão mais de 1300 espécies de aves; mais de 3000 espécies de peixes; mais de 30000 espécies de plantas; A flora inclui mais de 1,5 milhões de espécies vegetais catalogadas.

Muitas pessoas não sabem que aqui no Amazonas existe praia, mas tem sim. Só não é de água salgada como outros estados do Brasil, são praias de água doce. Neste post trouxemos uma lista de algumas praias que você pode visitar aqui em Manaus.

Vicente Yañez Pinzón

O Rio Amazonas, anteriormente chamado de Mar Dulce, foi descoberto por Vicente Yañez Pinzón, em 1500. Porém, o nome atual do rio foi definido por Franscisco Orellana. Ele é o maior do mundo em volume de água.

Os rios da bacia amazônica não apresentam, em sua totalidade, uma água barrenta, amarelada e turva (água branca) como a do Rio Solimões (Figura 1A) e do Rio Amazonas.

rio Amazonas

A foto aérea dá uma ideia do porquê o lendário rio Amazonas fascina tantos exploradores. Devido a sua enorme vazão, o rio Amazonas é responsável por despejar aproximadamente 105 bilhões de litros de água doce no Oceano Atlântico a cada minuto.

rio Amazonas

O rio Amazonas, além de ser o rio mais extenso do mundo, também tem características únicas que o tornam um dos afluentes mais impressionantes do planeta.

rio Amazonas

Além de ser o mais extenso, o rio Amazonas também é considerado o maior rio por vazão de água do mundo e uma das mais importantes fontes de biodiversidade da Terra. Segundo a Aquae, em época de cheia a largura do rio chega a 482 quilômetros e movimenta até 12,54 bilhões de metros cúbicos de água por minuto.

Amazonas

Amazonas, com. 6.868 km
É considerado o maior rio do planeta, tanto em volume de água como em extensão. O rio Nilo era considerado maior até 2007, quando estudiosos descobriram que, na verdade, a extensão do Amazonas é maior.

Um “ovo dourado” foi encontrado no fundo mar no último dia 30 de agosto. O achado impressionou cientistas, que buscam explicar sua origem. O ovo foi encontrado por um veículo operado remotamente, nas águas do Golfo do Alaska, nos Estados Unidos. Ele se encontrava a uma profundidade de cerca de 3.300 metros.

Fossa Kuril-Kamchatka (Oceano Pacífico): 10.500 metros.

Além do lixo humano, contudo, ele e sua equipe também encontraram novas espécies de crustáceos, semelhantes a camarões. Também puderam avistar peixes a profundidades consideradas inabitadas, a 8.000 metros.

Devido às precipitações e as temperaturas elevadas, o solo sofre alterações em seu material de origem (minerais) e lixiviação em suas bases, tornado-se profundos e bem drenados, apresentando coloração vermelha ou amarela, pouco férteis e ácidos.