O que há no fundo do Mar Morto?

Perguntado por: oornelas2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A grande quantidade de sal em sua composição faz com que ele seja muito denso, impedindo que as pessoas afundem ao entrarem em suas águas. Além disso, ela também facilita a formação de cristais na superfície do lago. Essas características são responsáveis por atrair inúmeros turistas para a região do Mar Morto.

O Mar Morto não está “morto” porque, de acordo com descobertas da década de 1990, existe sim vida nele. Mas a vida, nesse caso, resume-se a uma bactéria que consegue sobreviver nesse ambiente, a Haloarcula marismortui, além de outro tipo de bactéria e uma espécie de alga marinha.

O mar Morto perdeu 35% da sua superfície entre 1954 e 2014, em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia, única fonte de água doce da região, além da natural evaporação das suas águas.

Por que não conseguimos mergulhar? A concentração de sal presente nas águas do Mar Morto é dez vezes maior que os oceanos e é classificado como o ponto mais baixo da face da terra. O alto grau de salinidade faz com que o mergulho seja impossível, fazendo com que qualquer um flutue em suas águas.

O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água. Do que aprendeu em Ezequiel 47:8, o que as águas que saem de debaixo do templo farão às águas do Mar Morto?

Para os que têm medo de tubarão, uma linda notícia: nem tubarão tampouco outro peixe, de qualquer tamanho, virá beliscá-lo por aqui. Além de arqueobactérias e algas, nenhuma outra forma de vida próspera em ambiente tão hostil.

Depois, saiba que visitar o Mar Morto é bem diferente de curtir o mar “comum” da praia. Você não fica a manhã toda boiando ali vendo o tempo passar, pelo contrário: o intervalo máximo recomendado de permanência na água é de 20 minutos. No necrotério, o corpo pode ser mantido por até uma semana após a morte.

Para aproveitar ao máximo a sua visita no Mar Morto, recomendamos levar alguns itens básicos na sua mochila, como: roupa de banho (sunga, biquíni ou maiô); boné ou chapéu, protetor solar, chinelos, toalha e água (se quiser economizar).

Nas margens do Mar Morto - mais de 400 metros abaixo do nível do mar - estão os sumidouros de água doce, criados como resultado da queda dos níveis de água.

Além disso, o nível do Mar Morto encolhe mais de um metro por ano e, se continuar nesse ritmo, há quem diga que ele pode secar em 2050.

O Mar Morto recebe esse nome devido à grande quantidade de sal (hipersalino) que possui, o que torna impossível a proliferação de espécies no local. No entanto, existe uma bactéria que consegue viver com níveis tão altos de sal: a Haloarcula Marismortui. Vale lembrar que não é considerado um mar, e sim um grande lago.

O Mar Morto surgiu porque a crosta da Terra foi esticada devido à formação de uma fenda naquele lugar. A superfície acabou afundando onde a crosta era fina, o que levou à formação do Mar Morto.

306 m

A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água. No entanto apenas a areia não seria justificação para o impedimento da evasão do mar. Ou seja, resumindo, a principal explicação para a não evasão da terra pelo mar é o ciclo da água.

Rio Jordão

O rio Jordão é um curso de água de grande importância religiosa que se situa no Oriente Médio, formando o talvegue do Vale do Jordão. A Jordânia faz fronteira com o rio a leste, enquanto a Cisjordânia e Israel fazem a oeste. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce. O rio deságua no mar Morto.

A maré vermelha é um exemplo de amensalismo. Normalmente você pode tomar banho, nadar, mergulhar com snorkel e mergulhar no Mar Vermelho sem hesitação.

O mar Morto está morrendo lentamente. Seja pelo desvio da água de seu afluente, seja pelo clima árido do deserto, o fato é que o famoso mar Morto, fenômeno geológico único em todo o planeta, está morrendo aos poucos. O maior responsável pela redução drástica de suas águas é o ser humano.

Então Jesus disse a Pedro que fosse ao Seu encontro. Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas na direção do Salvador. Como o vento estava soprando muito forte, Pedro ficou com medo. Ele começou a afundar e gritou para que Jesus o salvasse.

África

O Mar Vermelho é um mar do Oceano Índico que está localizado entre a África e a Ásia (Península Arábica) e suas águas banham os seguintes países: Arábia Saudita, Egito, Iêmen, Israel, Jordânia, Sudão, Eritreia e Djibuti.