O que há de ruim na Alemanha?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 4 votos

No inverno, escurece lá pelas três da tarde e dá um desespero meio grande viver na escuridão durante quase seis meses, mesmo quem ama frio e inverno sofre com a falta de luz natural e muita gente entra em depressão por causa disso.

Impostos e Seguros
São muitos impostos diferentes. Além disso, os alemães ainda pagam seguros de saúde, casa, carro, pessoa, acidentes etc. A vida pode sair um pouco mais cara do que se imagina a princípio.

Os problemas sociais da Alemanha estão relacionados com o fluxo de imigrantes, o aumento da violência que ocorreu com o aumento do número de imigrantes, desigualdades sociais e problemas administrativos dentro do governo.

Pobre, mesmo com benefícios sociais
A Alemanha se considera um Estado de bem-estar. Quem não consegue encontrar trabalho, não pode trabalhar e não tem renda recebe o benefício social básico, também conhecido coloquialmente como Hartz 4, que garante as despesas de subsistência.

De uma forma geral, a imagem dos brasileiros na Alemanha é positiva. Os brasileiros são vistos como pessoas que trabalham de forma diligente e comprometida, além de se comunicarem de forma clara e expansiva. Há, entretanto, relatos de xenofobia.

De acordo com a pesquisa do site Numbeo, o salário médio da Alemanha é alto, e é de aproximadamente 2.415.94€ por mês, estando acima do salário mínimo do país.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.

O custo de vida na Alemanha é alto se comparado ao Brasil. No entanto, para quem vem trabalhar no país, o salário mínimo é suficiente para ter uma vida confortável e o poder de compra é muito maior. Para se ter uma ideia, uma família de quatro pessoas tem um custo mensal aproximado de 2.808,25€ sem o aluguel.

Mais de metade da população na Alemanha vive em regiões rurais, em cidades ou vilas mais pequenas. O país oferece oportunidades atrativas para a vida, trabalho e recreação. Quase metade da produção económica da Alemanha é gerada nas regiões rurais.

Quem tem rendimento inferior a 50% da média, é considerado muito pobre. No caso da Alemanha, solteiros que vivem com menos de 1.148 euros líquidos mensais são considerados pobres. Para pais solteiros com uma criança pequena, a quantia é de 1.492 euros, e para casal com dois filhos pequenos, 2.410 euros.

Não existem favelas na Alemanha como as favelas do Brasil. Mas, existem locais com a mesma reputação, com os mesmos problemas sociais e até com truculência policial semelhante. Nesses casos, você pode encontrar locais conhecidos como Brennpunkte e Benachteiligtes Quartier.

De acordo com estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Alemanha deve crescer 1,2% em 2022. Em 2021, o país cresceu 2,9% após registrar -4,6% em 2020, no início da pandemia. A avaliação dos especialistas é de que a questão energética continuará sendo o principal entrave para a economia alemã.

Os Alemães gostam das Brasileiras. A final de contas, quem não gosta de uma mulher quente, exótica, fácil, solta e que de cara, traga uma bagagem impossível de se encontrar aqui na Alemanha.

Isso porque os alemães são da opinião que os pequenos não precisam banhar-se todos os dias, pois não cheiram a suor. No nosso entendimento tupiniquim, banho não serve somente para tirar o odor, também nos banhamos para nos refrescar e relaxar.