O que há de novo no marketing?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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As tendências de marketing digital para 2023 apontam para um futuro de boas oportunidades. São novas tecnologias, mudanças no mercado publicitário, questões sociais e ambientais (que ainda não resolvemos), além disso, muita inteligência artificial.

O Novo Marketing apresenta características únicas que definem o comportamento dos consumidores e traduzem qual é a relação entre eles e as marcas. Além disso, revela caminhos assertivos para gerar ainda mais resultado na internet com conteúdos e estratégias de alta performance.

Tudo isso aponta para as tendências para o marketing 2023. A análise de dados, o chatbot, a inteligência artificial, a hiperautomação e a personalização são algumas das estratégias e das ferramentas que estarão em evidência no ano que vem.

As 5 tendências de mercado para 2023

  1. Ascensão do ESG. ...
  2. Atendimento exclusivo por apps de conversa. ...
  3. Valorização da experiência no consumo. ...
  4. Marketing de influência. ...
  5. Infoprodutos.

Essencialmente, o marketing é uma área da informação que no momento atual consiste na coleta, estudo de dados e acompanhamento de métricas para posterior criação e divulgação de histórias, conceitos e mensagens. É uma verdadeira reciclagem de ideias que se transformou gradualmente junto aos canais de divulgação.

O marketing digital está em alta no Brasil e no mundo. Hoje, se há uma área em que a demanda só aumenta essa área é o ambiente digital. Os novos e antigos profissionais desse ramo estão cada vez mais qualificados e os clientes estão cada vez mais preparados e exigentes e com conhecimento para lidar com o assunto.

Basicamente, o marketing tradicional trabalha com meios de comunicação clássicos, como a televisão, o rádio e a mídia impressa (jornais e revistas). Já o digital atua na web, principalmente nas redes sociais.

Vamos conhecer os quatro tipos de marketing que podem fazer a diferença na sua empresa.

  • Marketing digital.
  • Marketing de influência.
  • Marketing de afiliados.
  • Marketing de relacionamento.

Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido. A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação.

O marketing de influência tem sido uma tendência crescente nos últimos anos, mas em 2023, podemos esperar que ele se torne ainda mais importante. O uso de influenciadores para promover produtos e serviços é uma forma eficaz de alcançar um público específico e autêntico.

Neste post, vamos explorar as novas tendências digitais que devem dominar o cenário este ano.

  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: ...
  • Realidade Aumentada e Virtual: ...
  • Chatbots e Assistência Virtual: ...
  • Segurança Cibernética:

Um bom profissional de marketing sabe estabelecer uma boa relação comunicativa da marca com o público externo e da empresa com o público interno. Mas ele também precisa se comunicar com outros profissionais a fim de aprimorar seu trabalho que tem contato com praticamente todos os outros setores de uma empresa.

Segmentos de produtos para vender em 2023

  • Alimentos e Bebidas. Essa categoria continua se destacando pelos números elevados em grandes marketplaces de catálogo amplo. ...
  • Smartphones e Acessórios. ...
  • Saúde e Beleza. ...
  • Moda. ...
  • Eletrônicos.

Um dos melhores ramos para empreender em 2023 é o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação. Este segmento, em 2021, teve um faturamento de R$ 51,7 bilhões, com estimativa de crescer mais 14% em 2022, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB).

Algumas das tendências que vão bombar em 2023 estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, saúde, delivery e infoprodutos.

A tendência é que segmentos como tecnologia, produtos para animais de estimação, beleza e o e-commerce em geral sigam em alta. Há muito mais por esperar, já que a cada ano surgem cada vez mais novos modelos de negócios disruptivos.

Diante desse cenário, o setor de tecnologia, serviços de saúde, serviços financeiros, varejo, construção civil, agronegócios e turismo devem ser os mercados que mais irão faturar no Brasil em 2023.

O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio. Para isso, o profissional do setor precisar ser criativo, estratégico, inovador, tecnológico e capaz de trazer soluções digitais efetivas.

O profissional com boas habilidades analíticas vai se destacar ainda mais daqui a alguns anos. As empresas de marketing já procuram no mercado, pessoas com essas características. Realizar testes A/B e tomar decisões baseadas em dados é fundamental para um estratégia ser bem-sucedida.