O que Gideão usou para derrubar o altar de Baal?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

E o Espírito do SENHOR dominou Gideão. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele.

Em Juízes 8, versículo 27, diz: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal, e a pôs na sua cidade, em Ofra, e todo o Israel se prostituiu após ela; a qual veio a ser um laço a Gideão e à sua casa”.

Elias

30 Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado.

Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe deu o nome de "O Senhor É Paz". Até o dia de hoje esse altar está em Ofra, que pertence à família de Abiezer.

Ele construiu um altar ao Senhor, cavou uma vala ao redor do altar e preparou o sacrifício. Elias pediu ao povo que enchesse quatro barris de água e os despejasse três vezes na madeira de seu altar. A água encharcou a madeira e o altar e encheu toda a vala.

O Senhor queria que os israelitas soubessem que poderiam vencer com a força Dele, não com sua própria força. Mesmo Israel tendo somente 32 mil soldados, o Senhor pediu a Gideão que enviasse para casa os soldados que estavam com medo. Depois de 22 mil irem para casa, os israelitas ficaram com apenas 10 mil soldados.

Foi cultuado na Babilónia, onde era a representação do planeta Júpiter, na Fenícia (no século VII d. C.), no Egito (durante a décima nona dinastia) e na Grécia (tinha um templo magnífico em Tiro, onde lhe tinham erigido dois pilares, como em Israel).

Outra característica importante desse personagem é a mudança de seu nome. Após destruir o altar a Baal e Asherah, Gideão tem seu nome alterado para Jerubaal: “Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar” (Jz 6,32).

Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

Juízes 8:27 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Com esse ouro, Gideão mandou fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, Ofra. Mas todo o povo de Israel tornou-se infiel a Deus e começou a adorar o manto!

O sacrifício é completamente queimado pelo fogo. (Ver v. 9.) Levítico 1:8–9 fala de ofertas de várias partes do corpo do animal.

O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim! Seja este hino a nossa súplica hoje. Supliquemos que a cada dia a beleza de Cristo seja vista em nossa vida.

As pedras representam as pessoas.
Cada crente em particular é uma pedra no altar de Deus. Se levarmos em conta que a reunião de salvos forma um altar de adoração, cada crente deve se sentir e se comportar como uma pedra.