O que Getúlio Vargas fez de bom para o povo?

Perguntado por: ogouveia6 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Getúlio Vargas convoca a Assembleia em 1933, que, em 16 de julho de 1934, promulga a nova Constituição, trazendo novidades como o voto secreto, o ensino primário obrigatório, o voto feminino e diversas leis trabalhistas.

Getúlio Vargas ficou bastante conhecido pela política trabalhista implantada por ele. Getúlio Vargas foi um dos grandes nomes da história do Brasil no século XX. Ficou conhecido por ter sido o presidente brasileiro que mais tempo ocupou a presidência (entre 1930 e 1945).

Entre esses benefícios, estão o salário-mínimo e a Consolidação das Leis de Trabalho, a CLT. Durante esse período, o Brasil envolveu-se com a Segunda Guerra Mundial, e isso mudou o panorama político do nosso país.

Durante o governo de Getúlio Vargas foram consolidas as leis trabalhistas, com o estabelecimento do salário mínimo, carga horária máxima, base legal para a cobrança de adicionais (como hora extra, adicional noturno e de insalubridade), foi criada a base legal para a atuação sindical (com o direito a greve) e os ...

Auxílio Brasil
O que é: ele é conhecido como o novo auxílio do governo por ser o mais recente. Trata-se do substituto do Bolsa Família, o programa de transferência de renda a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Entre 1937 até 1945, Vargas criou um programa chamado pelos seus adversários de populista, pois os direitos dos trabalhadores passaram a ser amparados pela lei. Foi implementada também, pela primeira vez no Brasil, uma visão dos direitos sociais das classes menos favorecidas.

- Em 1942 estabeleceu a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado das forças que combatiam o nazismo. - Em maio de 1943, sancionou a lei que estabeleceu a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). - Em 1945, GV criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

As principais características da Era Vargas foram: o populismo, um sistema partidário frágil e a centralização de poder, acompanhados por uma política trabalhista e conciliatória. As fases da Era Vargas foram: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945).

A Consolidação das Leis Trabalhistas ocorreu durante a ditadura de Getúlio Vargas, chamada de Estado Novo. Ele se aproximou dos trabalhadores e criou a imagem de “pai dos pobres” ao ser o líder político que concedeu os direitos trabalhistas aos trabalhadores brasileiros.

“Deixo a vida para entrar na História”. Frase escrita por Getúlio Vargas, há 62 anos, em sua carta testamento. A morte ocorreu no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em 24/8/1954.

Uma das frases mais famosas do presidente Getúlio Vargas faz parte da sua carta de suicídio: “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”.

A ideia de Vargas era, a princípio, reformar todo o modelo político brasileiro, pois temia que as oligarquias tradicionais retomassem o poder, caso fossem convocadas novas eleições de imediato. Sendo assim, uma das marcas do governo de Vargas, já manifestada no Governo Provisório, foram as medidas centralizadoras.

Vargas aboliu a Constituição de 1891, dissolveu os poderes legislativos, além de destituir os presidentes dos estados (os hoje atuais governadores de estado) e nomear interventores para ocupar esses postos. O objetivo era consolidar as alianças da Revolução de 1930, principalmente o exército.

Getúlio Vargas é reconhecido como pai dos pobres por sua política de direitos sociais, como, por exemplo, a redação e consolidação das Leis Trabalhistas.

O que são benefícios sociais? Benefícios sociais são os meios de transferência de renda da União aos cidadãos que são inscritos em programas sociais do governo, como o Auxílio Emergencial criado durante a pandemia de Covid-19 e outros modelos como o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Garantia-Safra e vários outros.