O quê gestante não pode passar no cabelo?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

No primeiro trimestre da gravidez – fase em que o bebê tem o maior desenvolvimento – é preciso evitar tinturas no cabelo. Já o alisamento, com produtos como o formol, é contraindicado durante toda a gestação.

As pesquisas sugerem que há absorção sistêmica mínima de produtos para o cabelo. Por isso, o uso pessoal por mulheres grávidas de três a quatro vezes durante a gravidez não é considerado preocupante.

A grávida pode pintar o cabelo somente após o primeiro trimestre. No entanto, pode ser que você não consiga usar os produtos com os quais já estava acostumada. Antes de tingir as madeixas, observe se a coloração é livre de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados.

A chapinha e o secador não tem nenhuma contra-indicação durante a gestação. No entanto, devemos lembrar que é comum o cabelo ficar mais ressecado neste período, e portanto o excesso do uso destes dispositivos pode piorar este ressecamento.

Uma das substâncias mais comuns em cremes hidratantes é a ureia, que ajuda a garantir a maciez da pele. Porém, conforme a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), produtos com ureia devem ser evitados durante o período gestacional, principalmente em concentrações superiores a 3%.

Evite usar secador e chapinha. O calor em excesso deixa os fios ressecados e quebradiços. Fuja dos procedimentos químicos pesados, como permanentes e alisamentos químicos. Ainda não há consenso s sobre a ação desses produtos químicos na gestação.

Use cremes de tratamento noturno
Eles são ótimos para nutrir e hidratar os fios, recuperando aqueles opacos e ressecados. Existem diversos cremes de tratamento noturno, mas o ideal é escolher aqueles com princípios ativos específicos para seu tipo de cabelo.

No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra, que deve também adequar a dose de acordo com a gestante. Tomar óleo de rícino – O óleo de rícino é laxante e, por isso, ao causar espasmos no intestino, pode estimular as contrações uterinas.

8 melhores opções de creme para gestante

  • Umiditá Gestante Loção Hidratante com 200ml 200ml. O preço não é o ideal? ...
  • Creme Antiestrias Mustela Maternité 3 em 1 com 250ml 250ml. ou 3 vezes de R$ 49,83. ...
  • WOMAN ISDIN Antiestrias Creme Corporal 250mL. ...
  • Hidratante Corporal Cerave loção 473mL. ...
  • Cetaphil Loção Hidratante 473Ml.

Boa parte das selagens usam formol, portanto, estão proibidas. Alguns tipos fazem uso só de queratina, e estes estão liberados, desde que feitos depois do 1o trimestre e só no comprimento dos fios, sem contato com a raiz. Mas tenha cuidado.

Sendo assim, a maior parte dos médicos diz que é melhor evitar pintar o cabelo na gravidez. Eles afirmam que o principal risco está ligado a algumas substâncias da fórmula dessas tinturas, como: chumbo, anilina e amônia. Todas elas são altamente tóxicas.

A médica também tem algumas dicas para quem não está aguentando o visual de sempre ou os cabelos brancos: usar tonalizantes (que têm curta duração), luzes e reflexos -- por serem produtos que quase não tocam o couro cabeludo, eles podem ser aplicados a partir da segunda metade da gravidez com maior segurança.

Isso acontece pois, durante o período da gestação, a mulher está com a imunidade mais baixa, logo, aumenta-se o risco de contrair doenças. Assim como o de inflamar ou infeccionar a área depilada.

4 – Evite chapinha ou secador
Durante a gravidez tente diminuir ou mesmo não usar equipamentos que utilizem calor, como chapinha e secador. Os hormônios típicos do período gestacional podem causar algum grau de ressecamento dos fios, e isso tende a se agravar com o uso desses itens.

Os produtos com ácido glicólico e outros Alfa Hidroxiácidos (como o ácido mandélico, ácido lático, ácido málico e ácido tartárico) devem ser evitados na gestação. Nos dermocosméticos, o ácido glicólico é frequentemente usado em produtos voltados ao rejuvenescimento facial.

Portanto, a grávida pode utilizar os seguintes produtos e substâncias:

  • Vitamina C;
  • Loções hidratantes;
  • Ácido azeláico;
  • Ácido ascórbico;
  • Ácido kójico;
  • Protetor solar.

Os antitranspirantes são seguros para o uso durante a gravidez, mas caso a pele fique sensível, recomendamos Rexona Skin Care Nutritive, que contêm vitamina E e não causa irritações nas axilas.

Utilização do Botox Capilar durante a gravidez:
O tratamento não traz nenhum risco à gestação, pois não contém formol nem substâncias químicas como amônia e chumbo, que podem ser nocivas ao organismo.

Óleo de coco e a pele da grávida
As alterações de hormônio na gravidez podem proporcionar alguns efeitos indesejados na pele da gravidinha. O óleo de coco ajuda na hidratação da pele, sem causar interferências no crescimento e desenvolvimento do bebê.

atualização 04/10/2021

  • Não praticar exercícios com grande impacto.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas.
  • Cuidados na alimentação.
  • Não fumar.
  • Consultar um dentista no início da gravidez.
  • Evitar automedicação.

Como evitar estrias na gravidez

  1. 1 Alimentação. Segundo a Dra. Carla Vidal, uma boa alimentação é fundamental para prevenir as estrias. ...
  2. 2 Hidratação. Outro grande aliado das gestantes, é a hidratação da pele. A dermatologista recomenda o uso de produtos formulados, pois cada mulher tem um tipo de pele.