O que gera um movimento social?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os Movimentos Sociais são um grupo de pessoas que atuam conjuntamente para modificar algum aspecto da sociedade. Estes movimentos surgem da iniciativa cidadã, quando um grupo percebe que não tem os mesmos direitos que os demais membros da sociedade.

Como os movimentos sociais funcionam? Os movimentos sociais consistem em ações coletivas, ou seja, são organizados por um conjunto de pessoas que busca unir vários indivíduos para ter mais volume para a sua voz. Afinal, a força plural consegue fazer uma reivindicação mais ampla.

Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Os movimentos sociais podem agir em diversos âmbitos. Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros. Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobora para uma causa é considerado um movimento social.

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888).

É comum que os movimentos sociais surjam da iniciativa do povo, tanto por via revolucionária, quanto pacífica. Sua motivação é quase sempre alguma injustiça social, a partir da qual encorpam e podem conseguir alguma transformação.

FASE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Essa autora acredita que todos os movimentos sociais passam pelos mesmos estágios em sua gênese constitutiva, sendo eles: a) agitação; b) excitação; c) formalização; d) institucionalização.

Sendo assim, sobre os Movimentos Sociais é correto afirmar que: São ações de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanças sociais, radicais ou reformistas.

Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxistas, socialista, ...

Significado de Movimento. substantivo masculino Ação ou efeito de movimentar, de mover, de mudar, de se dirigir de um lugar para outro: movimento das marés; não consigo acompanhar seu movimento.

Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.

3 resposta(s)
A ação coletiva não é um movimento que engloba a sociedade inteira, e sim uma quantidade de pessoas que tem o mesmo propósito. E um movimento social, procura expressar e/ou suprir os interesses de uma sociedade por inteiro. Onde todos possuem um objetivo comum, e se unem para realiza-lo.

O Movimento Estudantil (ME) se constitui como uma mobilização social que possui como centro de discussão o ambiente educacional universitário e secundarista. Tem o objetivo de promover o debate e articular os estudantes em pautas sociais, econômicas, políticas e ambientais.

A vontade da maioria da população. Reivindicações coletivas e específicas. Presença de políticos ou sindicatos. Objetivo de atingir os superiores e até mesmo os governantes.