O que gera o movimento do ar?
A circulação atmosférica é a movimentação do ar que ocorre pela diferença de temperatura e pressão. O ar mais frio é mais denso, tendendo a descer. O ar quente é menos denso, tendendo a subir. Ademais, o deslocamento ocorre das áreas de alta pressão para baixa pressão.
Como se dá o deslocamento de uma massa de ar?
O deslocamento das massas de ar obedece ao princípio geral da circulação atmosférica da Terra e sempre ocorre das áreas de maior pressão atmosférica (onde o ar, por algum motivo, é mais pesado ou exerce uma maior força sobre a superfície) em direção às áreas de menor pressão atmosférica.
Porque o vento vem do mar?
O ar mais frio, que está sobre a água do mar, se desloca para ocupar o espaço vazio, deixado pela massa de ar que foi aquecida pelo solo. Esse deslocamento de ar do mar para o continente é conhecido como brisa marítima. Durante a noite, a água do mar está mais quente que a areia da praia.
Quem move o vento?
Os ventos se formam pelo deslocamento do ar pela diferença de temperatura ou de pressão. Em termos práticos quando uma quantidade de ar é aquecida, ela fica menos densa e sobe, deixando um espaço vazio no local onde estava. O ar frio por vez tende a ocupar esse espaço vazio, formado os ventos.
Como o ar se movimenta na estratosfera?
Na estratosfera, o ar movimenta-se horizontalmente e há pouca concentração de vapor d'água. A temperatura nessa camada eleva-se à medida que a altitude aumenta. Por apresentar estabilidade, essa camada possibilita circulação de aviões a jato.
Quais as forças que atuam no movimento das massas de ar?
As forças atuando sobre parcelas de ar são: 1) a força do gradiente de pressão; 2) a força de Coriolis; 3) a força centrífuga; 4) a força de atrito e 5) a força da gravidade. Vamos discutir a ação destas forças.
Quais fatores são responsáveis pela circulação atmosférica?
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
São fatores podem influenciar na formação do vento?
Formação do vento
Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento. Em regiões mais altas, como no alto de montanhas, por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
O que acontece quando as massas de ar se movimentam?
De forma geral, as massas de ar trazem características de acordo com sua origem, ou seja, se ela for formada em uma região fria, terá temperatura baixa, alta pressão e pouca umidade. Ao se deslocar, ela leva essas condições aos locais por onde passa.
O que cria o vento?
Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.
Porque o mar tem ondas é o Rio não?
Pois as ondas do mar são resultado das variações de pressão quando o ar passa sobre as cristas e os vales, ou seja, as pequenas irregularidades que existem na superfície da água.
Porque não venta à noite?
À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra. Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa.
Qual o vento que traz chuva?
Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.
Como se chama o vento que sopra do mar para a Terra?
Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.
Quais são os quatro tipos de ventos?
A brisa é o leste. O vento frio é o oeste. O vento duro é o norte. O quente é o sul.
É verdade que o oxigênio e o gás que forma o ar?
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.