O que gera desigualdade social?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

Algumas das causas da desigualdade social
Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro para as empresas e os donos de empresa, melhor; Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidade de trabalho.

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. A desigualdade é um dos maiores problemas enfrentados pelos países pobres do mundo.

Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.

A desigualdade social, chamada muitas vezes de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ele decorre da má distribuição de renda e, ademais, da falta de investimento na área social. No geral, a desigualdade social ocorre nos países subdesenvolvidos ou não desenvolvidos.

Esta afirmação é fruto das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que apontam que as pessoas pretas ou pardas são as que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda.

A desigualdade econômica está relacionada a diversos fatores, incluindo questões políticas, sociais, de gênero e de raça. Uma das questões principais é o não interesse em uma distribuição de renda equilibrada, que leva à consequente disparidade.

Origem da desigualdade social no Brasil
A desigualdade no Brasil começa com a chegada dos portugueses a uma terra desconhecida, onde moravam os povos guaranis. Esses povos viviam do que a natureza lhes dava e possuíam crenças próprias, que foram desqualificadas pelos portugueses.

A desigualdade social é a diferença nas condições de vida da população de um mesmo lugar. Ela pode se manifestar de muitas formas, por exemplo: na diferença de acesso a direitos básicos como saúde, moradia, educação, oportunidades de trabalho, distribuição de renda, entre outros.

Causando a má distribuição de renda, de recursos, falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde, educação, falta de oportunidades de trabalho e corrupção. Em consequência desta desigualdade social, os fatores que irão incidir sobre o individuo são o sofrimento, o medo e humilhação.

A pobreza é um problema presente em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. As causas estruturais da pobreza não estão ligadas apenas ao nível de renda.

falta de acesso à educação. os baixos salários. a política fiscal injusta (carga tributária regressiva, cobra um percentual maior da população pobre) dificuldade de acesso aos serviços básicos (saúde, transporte, habitação, saneamento básico e de segurança alimentar, por exemplo).

A noção de desigualdade refere-se à falta de igualdade. Duas coisas, portanto, são desiguais quando não são as mesmas: ou seja, quando são diferentes ou assimétricas. O conceito é usado em várias áreas. No campo da matemática, desigualdade refere-se à relação de ordem estabelecida entre valores distintos.

Desigualdade social: o que é, tipos, causas e consequências!

  • Desigualdade de gênero.
  • Desigualdade racial.
  • Desigualdade econômica.
  • Desigualdade regional.

Os jovens de baixa renda são os mais afetados pelo desemprego e piores condições de trabalho, muitas vezes sem completar o ensino fundamental. Os jovens com renda mais alta, por outro lado, tendem a ser menos afetados pelo desemprego e encontram melhores empregos.

“A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte.

Metade de toda a riqueza do planeta (renda e patrimônio) está nas mãos de apenas 1% da população mundial. As 62 pessoas mais ricas do mundo concentram a mesma riqueza que cabe aos 3,6 bilhões mais pobres.

Duas das principais consequências da desigualdade social no Brasil são a pobreza e a miséria. Em novembro de 2020, o IBGE divulgou que quase 52 milhões de brasileiros vivem na pobreza, e a desigualdade social tem total relação com essa realidade.