O que gera confiança nas pessoas?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Ao acreditar no potencial do seu time ou do seu par, naturalmente gera-se um ambiente de confiança. Além disso, quando uma pessoa sente que aqueles ao seu redor acreditam no seu potencial, consequentemente ela se sente mais confiante e preparada para atingir os seus objetivos.

Para criar relações de confiança, antes de tudo você precisa confiar em si mesmo. A autoconfiança automaticamente demonstra confiança para quem está ao seu redor, portanto, o primeiro passo é confiar mais em si mesmo e ser capaz de transparecer isso.

A base para se tornar digno da confiança das outras pessoas é ser você mesmo. Jamais finja ser aquilo que não é por medo, acredite, aqueles que te amam verdadeiramente continuarão ao seu lado, mesmo que discorde deles.

O que destrói a confiança na empresa?

  • Promessas não cumpridas;
  • Comportamentos antiéticos;
  • Injustiças (um exemplo: promoções baseadas em favoritismo e na preferência pessoal);
  • Resultados abaixo do esperado;
  • Falta de reconhecimento;
  • Falta de feedbacks.

Confiança é uma característica que nós só prestamos atenção quando perdemos. Quando há confiança, a sociedade como um todo ganha e quando não há confiança, geralmente alguém paga mais caro por isso.

  1. A pessoa realmente se importa com você ...
  2. A pessoa não muda com você quando está perto de outros. ...
  3. Confiar em uma pessoa próxima: a pessoa não zomba e nem menospreza seus estudos. ...
  4. Observe a reação que a pessoa tem em diferentes situações. ...
  5. A pessoa não perde a paciência com você tão facilmente.

A confiança é o sentimento de segurança ou a firme convicção (a fé) que alguém tem relativamente a outra pessoa ou a algo. Também se trata da presunção de si próprio e de uma característica que permite levar a cabo coisas ou situações por norma difíceis.

3 pilares para construir relações de confiança

  • 1- Confiança pessoal. Expressamos essa parte da confiança no dia a dia por meio de nossos comportamentos e, principalmente, pelos exemplos que damos aos demais. ...
  • 2- Confiança interpessoal. ...
  • 3- Confiança realizacional.

Os três tipos de confiança
Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

4 Técnicas para você falar com mais confiança

  1. Seja confiante. Se você não se leva a sério os outros também não irão levar. ...
  2. Use as mãos. Usar as mãos para enfatizar a sua fala é muito importante. ...
  3. Olhe seu interlocutor nos olhos. ...
  4. Fale com clareza.

Os 5 pilares, comprometimento, coerência, competência, comunicação e compartilhamento somados aos comportamentos e as atitudes corretas sustentam a base da confiança.

Quem tem confiança em si próprio comanda os outros. É capaz quem pensa que é capaz. Um pouco mais de confiança em você mesmo e tudo se torna mais claro, fácil e atingível. Não deixe ninguém dizer que você não pode, confie no seu potencial e voe alto!

Preste atenção aos momentos em que você compara sua riqueza, posses, habilidades, conquistas e atributos. Pensar que as outras pessoas são melhores ou que têm mais irá corroer sua confiança em si mesmo. Quando você perceber que está fazendo comparações, lembre-se de que fazer isso não ajuda.

O primeiro passo para superar a falta de confiança em si mesmo é desenvolver o autoconhecimento. Você confiaria algo valioso nas mãos de quem não conhece bem? A resposta também vale quando o assunto é você mesmo: é preciso se conhecer profundamente para, assim, confiar em suas qualidades e habilidades.