O que gera acúmulo de cargo?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

A acumulação de cargos de cargos, emprego ou funções públicas ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública ou, ainda, recebe proventos de inatividade (aposentado) simultaneamente com o cargo ou emprego público.

Acumular cargos públicos: definição
A definição do ato de acumular cargos públicos é bem direta: trata-se da existência de mais de um vínculo de contratação do indivíduo com o serviço público.

Acumular cargos públicos por mais de 60 horas semanais
Na realidade, a Constituição fala que deve haver compatibilidade de horários, não que existe limite na jornada semanal de trabalho. Dessa forma, não há problema nenhum em acumular cargos públicos que ultrapassam a carga horária semanal de 60 horas.

Acúmulo é normalmente usada com o sentido de acto/ato ou efeito de acumular, acumulação (dicionário Aurélio, por exemplo). Cúmulo é normalmente usada com o sentido de reunião de coisas sobrepostas, montão, o ponto mais alto, máximo (idem).

O estatuto dos servidores públicos federais (Lei Federal n.º 8.112/1990) determina que a acumulação ilegal de cargos, empregos e funções públicas implicará na pena de demissão (art. 132, inciso XII).

Sim! É possível acumular cargos públicos mesmo que a carga horária ultrapasse 60 horas semanais, desde que você cumpra os demais requisitos para a acumulação de cargos, incluindo as atividades e os horários compatíveis.

Na realidade, a Constituição fala que deve haver compatibilidade de horários, não que existe limite na jornada semanal de trabalho. Dessa forma, não há problema nenhum em acumular cargos públicos que ultrapassam a carga horária semanal de 60 horas.

Assim, não há na Constituição Federal nada que impeça o funcionário público de ter um emprego com carteira assinada. Pode ter emprego privado quem possui 2 cargos públicos? Comumente sim, porém é fundamental observar a compatibilidade de horários que nesse caso pode afetar a produtividade do servidor público.

A acumulação remunerada será permitida para determinados cargos, funções e empregos públicos, se houver compatibilidade de horários. O servidor ou empregado que se aposentou somente poderá acumular seus proventos com vencimentos ou salários quando se tratar de situações acumuláveis na atividade.

O desvio de função acontece quando o colaborador exerce uma função distinta daquela que foi contratado, sem combinar previamente com o contratante, sendo feito por imposição por parte da empresa, sem alterar contrato e remuneração. Nesse caso, a função imposta é mais complexa do que aquela em contrato.

não admite a acumulação de três cargos públicos em nenhuma hipótese (art. 37, inciso XVI, a, b e c), seja porque o cargo de médico somente pode ser acumulado com outro cargo ou emprego privativo de profissional...

O serviço público é regido por regime próprio ou regime estatutário, como é conhecida. A conduta profissional, garantias, direitos e deveres são descritas nesse documento. Nessa condição, ele não direito à carteira assinada, uma vez que a publicação oficial do seu ato torna sua principal comprovação de vínculo.

O limite máximo da jornada semanal de trabalho de profissionais de saúde é de 60 horas. Esse é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a ser aplicado no julgamento de casos que envolvam a acumulação remunerada de cargos públicos para os servidores que atuam nessa área.

Servidores só podem ocupar cargos novos com aprovação em concurso. Quando a Administração Pública decide rebatizar cargos, criar novas atribuições e mudar salários, o servidor já em atividade não pode ser transferido para a função mais recente sem passar em concurso público.

A Constituição de 1988 admite a acumulação apenas para dois cargos de professor e para um cargo técnico ou científico e outro de professor, sem a possibilidade de conciliação de dois cargos técnicos, mesmo que sejam de nível superior.