O que gera a injustiça?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Há muitas situações que geram injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, a calúnia e a difamação, entre outros.

Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

Dinheiro e poder
Tal círculo vicioso entre poder e política gera injustiça social porque mantém a classe política desinteressada em proteger os interesses dos mais pobres, já que estes não têm nada de valor a lhes oferecer, exceto votos.

Injustiça: ação e/ou comportamento que se opõe à justiça. Que viola os direitos de outra pessoa.

Injustiça legal: cometer atos considerados errados de acordo com a lei, como por exemplo: matar, roubar, etc. 2. Injustiça retributiva: injustiça como atribuição de castigo de forma arbitrária e desproporcional ao ato; como por exemplo: punir um inocente ou não castigar um culpado.

Não podemos nos conformar com qualquer injustiça. Nosso coração precisa morrer sedento, desejoso de que a justiça aconteça a cada tempo. Nós não precisamos ser justiceiros nem fazer justiça com as próprias mãos, mas o nosso coração não pode se calar diante de qualquer injustiça.

Significado de Injusto
adjetivo Contrário à justiça, à equidade; que privilegia um em detrimento dos demais. [Jurídico] Que viola os direitos de outra pessoa: sentença injusta. Que não se justifica nem tem fundamento; injustificado. substantivo masculino Algo ou alguém que é injusto: ter a noção do justo e do injusto.

Porque o maior dos males consiste em praticar uma injustiça". Polo questiona a Sócrates o maior não é sofrer uma injustiça: "Esse é o maior? Não é o maior sofrer uma injustiça?"

Existem diversos fatores para esse fato, como a renda, exclusão sistemática histórica, preterição no mercado de trabalho, sendo o racismo uma das explicações. Outra razão é o acesso ao estudo.

Crescimento do desemprego, da violência e dos índices de pobreza, gerados pela falta de oportunidades e acesso à educação, saúde e cultura.

Falta de acesso à educação de qualidade; Política fiscal injusta; Baixos salários; Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.

Para diminuir essas desigualdades, é fundamental existir políticas públicas de proteção a mulheres, negros, homossexuais, entre outras minorias. Para isso, é importante que se elaborem leis que assegurem direitos para essa parcela da população, além de se incentivar a participação desses segmentos na vida pública.

Como lidar com as injustiças da vida?

  1. Aceite que a injustiça existe, mas não que tudo é injusto. Existe uma diferença muito grande entre entender que existem situações injustas e acreditar que a vida inteira é uma grande injustiça. ...
  2. Ressignifique a sua dor. ...
  3. Não queira se vingar.

Pessoa que não é justa: 2 faccioso, iníquo, parcial. Que não age com justiça: 3 abusivo, arbitrário, autoritário, despótico.

“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.” Platão.

Estabelece que a justiça é parte da virtude perfeita e que a injustiça é o vício por inteiro e parte dessa premissa para verificar o justo e o injusto. Investiga, nesse contexto, a justiça de forma universal e particular.

É MELHOR SOFRER UMA INJUSTIÇA QUE PRATICÁ-LA”, SÓCRATES.