O que gera a fé?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

1 – Definição da Fé: Segundo o livro de Hebreus 11:1, a Fé é uma certeza, é um fundamento sólido, um lugar para apoiar-se. É uma confissão que se fundamenta na realidade. A fé é o meio pelo qual podemos agradar a Deus. É a forma de nos relacionarmos com Ele, e de recebermos o seu favor.

A fé está ligada à razão, ao entendimento, por isto a Bíblia diz, em Romanos 10:17, que “a fé vem pelo ouvir”, ou seja, pelo conhecimento da Palavra de Cristo. Há algumas coisas que afetam a razão, por exemplo: as circunstâncias, as emoções e os sentimentos.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

De acordo com trabalhos neurocientíficos, a prática da oração e da meditação ativam a região do cérebro que está relacionado à emoção, em especial o lobo frontal e o sistema límbico. Essas áreas são responsáveis pelas funções cognitivas e comportamentais, respectivamente.

A certeza da fé na Palavra de Deus
A Bíblia diz que ter fé é crer naquilo que não se vê. Pois bem, se você tem fé, mesmo que tudo esteja dando errado ou não saindo como você esperava, o sorriso no seu rosto precisa ser de quem já alcançou aquilo que deseja.

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus.

A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.

A fé é edificada quando colocamos à prova as promessas de Deus e, assim, vemos Suas bênçãos. Por exemplo, Deus prometeu que responderá nossas orações. Temos que orar primeiro, antes de vermos as bênçãos. O Livro de Mórmon compara a fé a uma semente.

A definição de que 'crer é um ato de boa vontade; ter fé é uma atitude de consciência e de vivência', não reflete a premissa bíblica de 'crer' e nem de 'ter fé'. Crer é um ato de submissão, pois quando crê o homem obedece ao mandamento de Deus, ou seja, se faz servo.

A fé é construção, por isso necessita de alicerce, de fundamento, de base sólida. A base da fé, a pedra principal, é o Cristo e nós, por meio de Cristo, com Cristo e em Cristo, nos tornamos pedras vivas da grande obra da fé que é o REINO DE DEUS.

Se, por um lado, Deus infunde as três virtudes teologais no Batismo ou quando se recupera o estado de graça (por meio da confissão dos pecados mortais), o desenvolvimento dessas virtudes pelo homem seguem a ordem crescente de: primeiro, a fé; depois, a esperança; e, só então, a caridade.

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Portanto, se realmente temos fé, devemos exercer nossa função de produzir boas obras.

Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias (ver Alma 7:11–12; D&C 122:8).

Ser firme na fé significa que a nossa vida está profundamente enraizada no solo do evangelho, que guardamos os mandamentos, que servimos humildemente ao nosso próximo e que guardamos os nossos convênios.