O que Gênesis 22 nos ensina?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Gênesis 22 conta a história de um dos maiores testes a que Deus submeteu uma pessoa. Antes de ler o capítulo 22, leia o que o Senhor disse aos membros da Igreja em Doutrina e Convênios 101:4–5. Enquanto lê Gênesis 22, coloque-se no lugar de Abraão ou de Isaque e pondere o que teria pensado em cada ponto da história.

Isaque foi a representação de Jesus. O que Abraão quase fez foi o que Deus teve que fazer pela humanidade. Deus sacrificou o seu único Filho não só para provar o Seu amor por nós, mas para nos salvar de nossos delitos e pecados, no entanto, muitos só se aproveitam disso, não valorizam, não mudam de vida.

Devido a nossos pecados e nossa mortalidade, tal como Isaque nós também estamos condenados à morte. Quando toda esperança se for, nosso Pai Celestial oferece o Cordeiro de Deus, e somos salvos pelo Seu sacrifício” (“Histórias da Bíblia e Proteção Pessoal”, A Liahona, janeiro de 1993, p.

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Nas religiões cristãs, a iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante.

Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

Ele agiu e foi para a região de Gerar, a caminho do Egito, que era habitada por filisteus, em busca de uma solução para a grave fome que se abatera sobre o povo. Isaque só foi para aquela região porque Deus permitiu, mas não deveria entrar no Egito.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

Muitos fazem cálculos difíceis, somando idade de Abrão, Sara e Isaac e chegam a concluir: Quando Isaac nasceu sua mãe Sara estava com 91 anos de idade e seu pai Abraão estava com 101, e quando Abraão completou 127 anos ele levou seu filho Isaac para ser oferecido como cordeiro em sacrifício, confirmando para Isaac uma ...

Curiosidade: Você sabia que Abraão caminhou aproximadamente dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida? Abraão percorreu esse trajeto a mando de Deus, que dele faria uma grande nação.

“ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

O que as instruções de Abraão a seu servo nos ensinam sobre a importância de obter as bênçãos do casamento eterno? Um princípio que podemos aprender com Gênesis 24:4 é que vale a pena grande esforço e sacrifício para se obter as bênçãos de um casamento eterno.

Porque Deus precisava testar Abraão, como Ele faz connosco hoje em dia, a nossa vida nas mãos de Deus é desapegar de tudo, incluindo família, Abraão deixou o maior exemplo de todos por isso é o pai da fé.

A aliança que Deus vai fazer com Abrão no capítulo de hoje tipifica o casamento, como se Deus estivesse removendo toda distância entre Ele e Abrão e formalizando a relação. E como o anel de aliança entre o homem e a mulher é o símbolo do casamento, o sacrifício de animais foi o símbolo dessa aliança entre Abrão e Deus.

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Apostasia significa a ação de renegar algo, normalmente relacionado com a renúncia de uma religião ou da fé religiosa. Consiste na condição de afastamento total e definitivo de alguma coisa, como uma doutrina, ideologia e etc, sem a permissão ou autorização de terceiros.

Significado de Iníquo
Que revela perversidade; característica de quem é malévolo; mau.