O que gasta mais luz forno ou AirFryer?

Perguntado por: smota . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Em média, a air fryer consome um pouco menos que um forno elétrico médio (por volta de 40 litros) se for usada pelo mesmo período de tempo. Porém, o tempo de preparo do mesmo alimento é muito mais rápido na air fryer, reduzindo o consumo se colocado os valores lado a lado do preparo do alimento em si.

Forno Elétrico
O consumo médio dos fornos isolados é 0.67kWh e os fornos sem isolamento consomem em média 0.91kWh. Ou seja, um forno com bom isolamento tem uma economia de 25% versus o consumo de um forno com isolamento fraco.

Funciona por emissão de ondas eletromagnéticas usando as moléculas de água dos alimentos para transformar em calor. Com isso o consumo de energia é baixíssimo se comparado ao de um Forno Elétrico.

Os modelos que tem etiqueta A são os mais econômicos porque aproveitam bem a energia que consomem Enquanto os com a etiqueta E são os que menos aproveitam a energia e, consequentemente, podem ser considerados os mais “gastões”.

Chuveiro elétrico

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Vamos usar as mesmas referências da conta anterior: uma airfryer que consome 1,9 Kwh. Nesse caso, ela vai ficar ligada 30 dias durante 30 minutos, o que dá o total de 900 minutos no mês. Transformando isso em horas, temos 15 horas. Então: 15h x 1,9KWh = 28,5 Kwh/mês.

A minha fritadeira tem potência de 1500 watts , e ligo a programação máxima de temperatura por 20 minutos (gosto deles bem passados). Como uso a fritadeira diariamente, tenho que multiplicar por 30. 30 dias x 0,495 = 14,85 kWh por mês. Bom, temos a quantidade de energia gasta, mas não temos o valor em reais.

Air fryers não consomem muita eletricidade. Eles usam energia de forma eficiente e, em comparação com um forno, reduzem os tempos de cozimento em até 25%, o que, claro, permite que uma fritadeira funcione por menos tempo ao cozinhar.

Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

A Mondial Family IV AF-30 tem capacidade de mais de 3 litros e pode ser uma opção da lista de air fryer barata e boa. Com 1500W de potência, ela ajusta a temperatura em até 200°C e tem função timer que varia de 10 a 60 minutos.

Seguinte: se você usar o forno por 1 hora em temperatura abaixo de 180, ou seja, em forno baixo, seu gasto vai ser de 0,200kg de gás, ou R$ 0,77. Da mesma forma, se você usar o forno médio por uma hora, seu gasto de gás será 0,225kg e em valor R$ 0,86.

Depende! O consumo varia bastante de acordo com a potência do forno elétrico e tipo de isolamento térmico. Se comparado a uma geladeira, definitivamente ele não gasta tanto.

Primeiramente é preciso transformar a potência em kWh, para isso basta dividir 1500 por 1000, que dá 1,5kWh. Então o consumo desse forno elétrico seria de vinte reais e setenta centavos mensais.

Desvantagens. Em geral, costuma ser mais caro que o forno a gás; O gasto de energia varia de modelo para modelo, mas é sempre mais alto nos fornos elétricos; Não funciona em situações de queda de energia: caso você esteja no meio de um preparo, uma eventual queda de energia pode ser um grande inconveniente.

– Desliga automaticamente, evitando acidentes. – Retém o calor por mais tempo após desligado, bastante útil para manter o prato quente enquanto você termina de arrumar a mesa, por exemplo. – Utiliza apenas energia elétrica. – Mais fácil de limpar do que o forno a gás.

Micro-ondas
Dados da Aneel mostram que o seu consumo varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora - lembrando que esse valor se refere ao aparelho em funcionamento. Já no stand by, em um mês esse gasto é de 13,7 kWh.

Já o forno a gás é mais barato, gasta menos energia elétrica e costuma ter maior espaço interno, permitindo assar pratos grandes. É indicado para receitas com longo tempo de preparo.

- Com tanta vantagem, a única desvantagem do forno elétrico é gastar mais energia que o forno a gás e em caso de falta de luz, você não consegue usar ele. Vantagens: - O forno a gás é muito econômico, ele só usa energia elétrica pro acendimento automático e luz interna do forno.

— Com panelas, fornos e fritadeiras elétricas, acontece como no preparo da pipoca no micro-ondas: o tempo vai depender da potência do aparelho. Os cálculos mostram ainda que o gás de botijão é mais econômico que o encanado.