O que gasta mais energia 127 ou 220V?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.

220 volts

Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final. Também nas residências a espessura dos fios pode ser menor quando se usa 220 volts.

No caso dos chuveiros, a verdade é que, em termos de gasto de energia, não existe diferença entre o de 127v e o de 220v. Ou seja, se você for levar em consideração somente a tensão, não importa se você vai comprar o chuveiro de uma tensão ou de outra.

O que consome mais energia: 110v ou 220v? A voltagem da sua geladeira tem impacto no consumo de energia. Eletrodomésticos 110v podem gastar mais eletricidade do que suas versões 200v.

Um equipamento de 110V ao ser ligado em uma rede 220V vai sofrer curto-circuito. Ou seja, o aparelho vai queimar, uma vez que ele não está preparado para receber a corrente elétrica dessa tensão. Esse tipo de acidente pode causar danos em outros equipamentos conectados à instalação ou até mesmo incêndios.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam.

A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.

Veja então que, ligando o chuveiro em 220 V a corrente será menor (o consumo não! Será absolutamente o mesmo: 2 200 W), o que nos leva a uma grande vantagem na instalação: os fios usados podem ser mais finos e as "perdas" neste fio são menores.

O importante aqui é termos em mente que o que determina o desempenho do aparelho é a potência. Logo, o desempenho será o mesmo em 110, quanto 220. O que mudará será apenas a espessura que deverá compensar a passagem necessária da corrente elétrica.

A maior parte das empresas prefere produzir aparelhos 220v porque a fiação utilizada é mais fina e, portanto, mais barata. Isso impacta em produções de grande escala, o que é revertido no bolso do consumidor. Assim como também não há modelos de ar-condicionado bivolt, mesmo muitas pessoas buscando isso no mercado.

Quanto maior for a potência do aparelho, mais ele consome. Se você está pensando em adquirir eletrodomésticos novos, pesquise a potência de modelos e marcas antes de comprar. Pode ser que um aparelho de menor potência seja suficiente para sua casa, e assim você evita desperdício de energia e de dinheiro.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho.

Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.

Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. Para economizar energia e água feche a torneira quando estiver ensaboando. Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo além de ser muito perigoso.

5. O que acontece se ligar um aparelho 220 volts em uma tomada de 127V? Por outro lado, ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 127 volts não causa dano imediato ao aparelho. Normalmente, esse aparelho funciona com menos força, como é o caso de um ventilador ou chuveiro elétrico.

Quanto maior a diferença entre a temperatura interna e a temperatura externa, maior o gasto de energia”, afirma Mario. A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia.

A temperatura ideal é de 2 a 4 graus para o compartimento de alimentos frescos e -15 graus para o congelador.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Quanto custa instalação de tomada? O custo por unidade varia entre R$ 40 a R$ 60. Geralmente, o custo para instalação de tomadas será o custo total do projeto por unidade.

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

E falando em dinheiro, uma rede elétrica de 110v é mais cara, pois precisa de fios mais grossos e recebe uma corrente elétrica maior. Caso os fios não sejam espessos o suficiente, é muito mais fácil colocar fogo em uma casa com a rede de 110v.