O que gambá come galinha?

Perguntado por: emagalhaes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O gambá tem hábitos noturnos e alimenta-se de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. É comum encontrar esses animais em galinheiros, onde se alimenta do sangue das galinhas.

Gambás, jaguatiricas, furões, iraras e gaviões também comem as galinhas, mas quem normalmente leva a culpa é o lobo.

Geralmente, um gambá pode entrar numa residência em busca de algum alimento, proveniente de um lixo mal acondicionado ou sobras de ração nos comedouros de cães e gatos. Outra razão é a procura de um local tranquilo e considerado seguro, para fazer um ninho, como os forros das residências.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

Use alguma coisa com cheiro forte.

  1. Espalhe naftalina em todos os lugares por onde acha que o gambá passa. Você pode colocá-la em um saquinho de tela ou espalhá-la por aí.
  2. Coloque um dente de alho amassado onde não quer que o gambá apareça. É mais eficiente amassá-lo antes, pois o alho inteiro não solta tanto cheiro.

A maioria desses registros é de resgate de uma espécie de gambá, conhecida como saruê (Didelphis albiventris). Ao se deparar com esse animal dentro da sua casa ou em algum espaço público, a recomendação é ligar para o BPMA, por meio do disk 190.

Mantenha sempre o lixo bem fechado na lixeira, pois o cheiro forte atrai gambás, bem como vários insetos e outros animais; Coloque naftalina em pontos estratégicos – o cheiro marcante deste produto ajuda a espantar gambá do forro, por exemplo, ou de algum ponto específico de uma residência.

Recurso Anti-Predador
Não basta que a tela tente bloquear os predadores, pois eles podem pular a cerca. Se faz necessário assustá-los usando uma tela anterior de contenção. Pode ser aplicada com arame farpado ou uma cerca concertina ouriço para impedir que os predadores avancem na contenção.

Agora que você já sabe o que galinha pode comer, vamos descobrir o que não é permitido. Aves soltas, em geral, podem comer qualquer alimento fresco, mas existem alguns contraindicados, como cebola, coisas gordurosas, quentes, frutas cítricas, abacate, feijões secos, casca de batata e folhas de ruibarbo.

Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.

Gambás são carniceiros, por isso vão comer qualquer coisa nutritiva que encontrarem. Se você tiver árvores que produzem nozes, bagas, maças, ou outras frutas, limpe o quintal com seu rodo quantas vezes forem necessárias.

Dependendo da região do país, os gambás também são chamados de Timbú, Saruê, Micurê, Sarigué.

A caça de gambá é proibida no Brasil, assim como o consumo da carne do animal.

O gambá é um marsupial de hábitos noturnos.
- Possuem hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, formam casais para reproduzir. Neste período o casal constrói um ninho de galhos e folhas secas. - Produzem, na região das axilas, um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar outros animais.

Como se livrar de gambás.
...
De acordo com especialistas em controle de pragas, há três cheiros considerados insuportáveis pelos gambás:

  • Naftalina;
  • Amônia;
  • Alho.

A importância ecológica dos gambás
Ao se alimentarem dessas frutas, eles desempenham um papel importante na dispersão de sementes. Além disso, não podemos nos esquecer de que os gambás comem insetos e também aracnídeos, como escorpiões, o que contribui bastante para o controle de pragas.

Apesar de ser um animal de hábitos noturnos e ter as matas como habitat natural, os gambás são extremamente adaptados às cidades, conforme explica o sargento Claudecir da Silva, da PMA. Durante a noite é o período em que eles saem dos ninhos para se alimentar, mas nada impede que eles apareçam também durante o dia.

A bióloga, que atua no Parque Ecológico de Americana, ressalta também que o animal não oferece risco à saúde humana. Apesar disso, tem dentes afiados. "É um bicho tranquilo, mas se tentar pegar na mão ele vai se defender, ele morde. Mas não ataca, não oferece risco".

Se o Gambá apareceu em seu caminho, ele pode estar tentando lhe dizer que é possível utilizar o jogo de aparências do mundo material ao seu favor. Se o seu agressor quer acreditar naquilo que ele vê, deixe que seja assim.

Quando se sente ameaçado levanta a cauda e as patas traseira e libera um jato de líquido fétido, produzido pelas glândulas localizadas no ânus.

O ideal, caso você encontre o animal em situação de vulnerabilidade, sejam filhotes ou às vezes uma parceria machucada com filhotes ou próprio gambá mesmo machucado adulto, deve sempre ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Polícia Ambiental que eles vão efetuar o resgate desse animal, e é muito importante ...