O que Francisco Franco defendia?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência.

Ideologicamente, o franquismo é baseado no nacionalismo, adaptado para a Espanha pelo movimento falangista, representado pelas Juntas de Ofensiva Nacional Sindicalista.

A ditadura de Franco ficou tachada por ser conservadora e por possuir, durante seus primeiros anos, características do fascismo. Francisco Franco assumiu o poder da Espanha por meio da Guerra Civil Espanhola, que aconteceu entre 1936 e 1939.

Um dos efeitos mais devastadores foi a acentuação da opressão sobre as diferentes nacionalidades que vivem no Estado espanhol, em especial sobre os catalães, bascos e galegos.

Franco morreu em 20 de novembro de 1975, após longa doença num hospital de Madrid. Foi sepultado no Vale dos Caídos. Em 24 de outubro de 2019, o corpo de Franco foi exumado e seus restos mortais foram transladados para o cemitério de Mingorrubio.

Durante os anos de ditadura, o Real Madrid foi um dos clubes que mais se beneficiou do regime franquista, com o apoio e respaldo das duas principais instituições esportivas da época – Federación Española de Fútbol e Delegacía Nacional de Deportes –, o clube tinha influência tanto em questões de arbitragem, quanto em ...

A chegada de Francisco Franco ao governo espanhol promoveu a expansão do totalitarismo para outros países além da Alemanha, Itália e União Soviética. A ideologia nazifascista motivou conflitos que resultaram na Guerra Civil Espanhola e em outros países fora da Europa, como o Brasil.

O Estado Novo (1933-1974) foi um regime autoritário, conservador, nacionalista, corporativista de Estado de inspiração fascista, parcialmente católica e tradicionalista, de cariz antiliberal, antiparlamentarista, anticomunista, e colonialista, que vigorou em Portugal sob a Segunda República.

Como esse governo era apoiado pela URSS, de Stálin, e Franco e os demais fascistas eram apoiados por Hitler, Mussoloni e Oliveira Salazar, de Portugal, logo se instalou uma guerra civil na Espanha que duraria até o ano de 1939.

A guerra foi finalizada em 1º de abril de 1939, poucos dias após a conquista da cidade de Madri (capital da Espanha) pelas tropas conservadoras, em 26 de março de 1939. Com a vitória, iniciou-se o regime franquista, caracterizado pela ditadura conservadora de Franco.

O franquismo, regime totalitário de tendência nazifascista, teve início na Espanha em 1939, após a vitória dos militares apoiados pela extrema-direita na guerra civil. Após a crise de 1929, a Espanha passou a viver um agitado cenário político marcado pela atuação de setores de esquerda e direita.

Ditadura militar sangrenta
Três anos depois, em 14 de março de 1976, um novo golpe empossou o general Jorge Rafael Videla. Nos 17 anos seguintes, até 1983, quatro juntas militares comandaram o país. Foi a ditadura mais violenta da América Latina, com estimativa de 30 mil civis mortos na chamada “guerra suja”.

Incitação ao crime
A incitação ao golpe militar e à intervenção militar pode se enquadrar nessa tipificação, especialmente vinculada às condutas do artigo 359-L e do artigo 359-M da Lei 14.197/2021. A pena para quem incita, publicamente, a prática de crime é detenção, de três a seis meses, ou multa.

Mesmo serviços públicos, como a educação eram restritos e sofreram uma clara erosão de investimentos do Estado. O desenvolvimento da indústria, por outro lado, se deu à custa de muito endividamento público. A dívida externa brasileira cresceu em mais de 30 vezes.

Em 22 de novembro, após o falecimento de Franco, as Cortes Gerais proclamaram João Carlos como rei da Espanha e, em 27 de novembro, ascendeu ao trono espanhol numa cerimônia chamada de Unção do Espírito Santo, uma missa que foi o equivalente a uma coroação, na Igreja dos Jerónimos, em Madrid.

A Guerra Civil Espanhola deixou um milhão de mortes e incontáveis desaparecidos em três anos de combate. Com a vitória de Franco, milhares de republicanos tiveram que deixar a Espanha para não serem presos ou mortos.

O fato é que, durante a ditadura liderada por Franco, o Real Madrid encerrou um jejum de duas décadas sem ganhar o Espanhol e faturou 14 troféus, além de suas primeiras seis copas europeias.

durante a ditadura, o time faturou 14 troféus e ganhou cinco campeonatos europeus seguidos, entre 1956 e 1960, coisa que nunca havia ocorrido antes. o estádio santiago bernabéu também foi construído em tempo recorde por franco.

Florentino Perez

Florentino Perez marca a história do futebol, com grande participação no legado do Real Madrid, uma das equipes mais vencedoras da história do futebol. Quais são os times mais valiosos da NFL? Quais são os times mais valiosos da NFL?