O quê fossa Antecubital?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A fossa antecubital, ou simplesmente o cotovelo, é a pequena depressão triangular no braço que é formada pela conexão do úmero com o raio e a ulna do antebraço. Uma fossa, em termos anatômicos, é da palavra latina que significa pequena vala ou ranhura.

A fossa cubital é uma depressão localizada na região anterior do cotovelo, com formato triangular, delimitada superiormente por uma linha imaginária que une os epicôndilos medial e lateral do úmero; o músculo pronador redondo como limite ínfero-medial e o músculo braquiorradial como limite ínfero-latearl.

Legenda: VC – Veia Cefálica; VB – Veia Basílica; VIA – Veia Intermédia do Antebraço; VCA – Veia Cefálica Acessória; VIC – Veia Intermédia Cefálica; VIB – Veia Intermédia Basílica; VICo – Veia Intermédia do Cotovelo.

Fossa cubital é a área triangular na porção anterior do cotovelo. Por ela passa o tendão braquial do bíceps, a artéria braquial que se divide na artéria ulnar e artéria radial, nervo radial e o nervo mediano.

[ Anatomia ] Cavidade ou depressão do organismo animal, geralmente com a abertura mais larga que o fundo (ex.: fossa ilíaca).

Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.

Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue no organismo, podem ser divididos, conforme sua estrutura e função, em três tipos: artérias, veias e capilares.

cotovelo

O nervo cubital ou ulnar atravessa a região do cotovelo, percorrendo um trajeto através da fossa cubital constituída por um túnel osteoligamentar denominado túnel cubital ou canal cubital.

A síndrome do túnel cubital é uma doença causada pela compressão (pinçamento) do nervo cubital no cotovelo. O uso repetitivo do cotovelo pode causar a síndrome do túnel cubital. Os sintomas incluem a dormência e uma sensação de agulhas no dedo anelar e mínimo e uma dor no cotovelo.

O nervo ulnar tem a função de dar a sensibilidade do quinto dedo (mínimo) e da borda interna do quarto (anular). Ele também inerva a musculatura interna da mão, chamada de intrínseca, responsável pelos movimentos de agilidade da mão. Como é a anatomia do nervo ulnar?

Localizada no tecido subcutâneo da fossa cubital há uma veia muito superficial: a veia cubital mediana. Esta é uma veia curta que conecta duas veias superficiais mais longas que drenam o membro superior: as veias cefálica e basílica.

Vascularização da mão
Todas as artérias se originam de duas artérias principais; as artérias radial e ulnar. Estes dois vasos sanguíneos cursam inferiormente nos lados radial e ulnar do antebraço, respectivamente.

A artéria braquial é relativamente superficial e palpável em todo o seu trajeto, e está localizada anteriormente aos músculos tríceps braquial e braquial. Inicialmente situa- se medialmente ao úmero, onde suas pulsações são palpáveis no sulco bicipital medial.

Na maioria das vezes não existe causa específica para a compressão, mas em alguns casos pode haver associação com o uso repetitivo do cotovelo, fratura, luxação, artrite ou pequenos traumas repetitivos na região.

Como é feito o tratamento da Compressão do nervo ulnar? Para os casos mais iniciais, sem sinais de atrofia da mão, é iniciado tratamento não cirúrgico. Neste método usamos medicação antiinflamatória, compressa de gelo e fisioterapia. O paciente também deve evitar ficar com cotovelo dobrado por muito tempo.

A fossa radial é uma depressão rugosa, na porção cranial do osso úmero, localizada acima da tróclea do úmero.

A fossa temporal é uma depressão na região temporal, e um dos maiores marcos anatômicos do crânio. O osso temporal, o osso esfenoide, o osso parietal e o osso frontal contribuem para a sua parede côncava. Ela localiza-se superiormente à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático.