O que fortalece os rins?

Perguntado por: dbrito7 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

Suplemento para Paciente Renal

  • Top 10.
  • Nutrison Energy. Nutrison Soya. Nutri Enteral Soya. Creme Barreira. Nutri Renal. Cateter Speedicath. Pregomin Pepti. Nutri Enteral. Cubitan. Nutridrink Compact Protein.

O chá de salsa é um dos melhores chás para rins, sobretudo porque a salsinha contém propriedades que ajudam a desintoxicar os rins e a drenar líquidos, reduzindo o inchaço e inflamação.

Consuma bastante água: beber cerca de dois litros de água por dia auxilia a purificação dos rins. Se ingerirmos pouco líquido, o rim ficará sobrecarregado e não terá condições de realizar o processo de filtração.

Olá! Pode tomar apenas com indicação do seu nefrologista, pous cálcio e vitamina D em excesso podem causar pedras nos rins e piorar a função renal. Mas se estiver com cálcio baixo e vitamina D baixa, pode tomar sim; sempre com seguimento médico.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

O que fazer: é recomendado beber bastante água e chás, fracionados em pequenas quantidades e em intervalos curtos, e consumir frutas e vegetais frescos. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário ingerir o soro caseiro, que é preparado com água, açúcar e sal.

As pessoas devem se manter bem hidratadas, com a ingestão não só de água pura, como também de outros líquidos, e consumir frutas e verduras, que contêm bastante água. Água de coco e água com limão espremido são ótimas opções.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

A maioria das pessoas que tem apenas um rim leva uma vida saudável. Em geral, quem nasce com apenas um rim saudável ou tem um deles retirado ainda na infância não enfrenta problemas no curto prazo.

Ser humano consegue sobreviver 72 horas sem funções renais, afirma médico.

Principais causas
Diminuição da quantidade de sangue no rim, devido a desidratação, mau funcionamento dos rins ou pressão baixa; Lesão dos rins, devido a pedras nos rins ou substâncias tóxicas como medicamentos; Interrupção da passagem de urina, causada por aumento da próstata ou presença de tumor.

É recomendado você iniciar com o consumo de 1 a 2 cápsulas de bicarbonato de sódio 3 vezes ao dia e aumentar de acordo com o nível de bicarbonato no sangue.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.