O que forma se pelo encontro das faces?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta.

Os quadriláteros na figura são chamados de faces do poliedro. Os pentágonos são as faces e a base do poliedro, que recebe o nome de poliedro de base pentagonal. Os segmentos que formam cada uma das faces são denominados arestas do poliedro. Os pontos em que as arestas encontram-se são denominados vértices.

As faces são os polígonos (os “lados” do poliedro), as arestas são os lados do polígono e os vértices são os vértices do polígono.

Faces laterais: são as faces em formato de triângulos formados pela ligação entre a aresta da base e duas arestas laterais.

Este sólido geométrico tem: 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. O paralelepípedo é um prisma em que todas as faces têm a forma de retângulos. Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. O prisma triangular tem como bases dois triângulos.

Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta.

Arestas: São os segmentos de reta provenientes do encontro entre duas faces.

As arestas são os segmentos de reta formados pelo encontro de duas faces, e os vértices são os pontos.

hexaedro

O hexaedro, também denominado de cubo, é formado por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces. Segundo o filósofo grego Platão, o hexaedro é o representante do elemento terra, figura formada por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces no formato quadrangular. O hexaedro também pode ser denominado de cubo.

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui 6 faces, 8 vértices e 12 arestas. As faces do paralelepípedo são formadas por paralelogramos. O paralelepípedo pode ser reto ou oblíquo.

Geralmente são sólidos que possuem uma “face” curva, mas que não rolariam se colocados sobre uma superfície plana. Um exemplo desse tipo de sólido geométrico pode ser encontrado na figura a seguir.

As formas geométricas, como retângulos, círculos e quadrados, podem ser encontradas facilmente em diversos locais e situações simples do dia a dia, pois estão em praticamente todos os objetos. O uso dessas formas também é muito comum nas artes, na arquitetura e na engenharia.

As formas geométricas são divididas em formas planas e formas espaciais. Formas planas são aquelas que possuem duas dimensões, como o triângulo e o quadrado. Polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta. Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono.

Dentro do conjunto de todos os poliedros, existem dois grupos muito importantes: os prismas, que possuem duas bases congruentes e paralelas em planos distintos; e as pirâmides, que possuem apenas uma base poligonal.

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces. Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Prisma: Figura espacial que possui duas faces poligonais opostas, paralelas e congruentes, denominadas bases, separadas por uma distância chamada altura. As demais faces possuem forma de paralelogramos, sendo os lados os segmentos que unem os vértices correspondentes das duas bases.