O que forma o músculo?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo. Portanto, na constituição do músculo, estão intimamente associadas as fibras musculares e o tecido conjuntivo. A miofibrila é uma organela especificamente do tecido muscular (Fig.

A definição muscular se baseia em fazer com que os músculos apareçam, ou seja, por meio da prática de exercício físico, ocorre uma diminuição do percentual de gordura corporal, sendo possível notar o seu contorno.

O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.

A fibra muscular é composta principalmente por miofibrilas. As miofibrilas são circundadas por um retículo endoplasmático especializado chamado retículo sarcoplasmático, que está posicionado paralelamente em relação às miofibrilas.

Cada fibra muscular isolada, cada fascículo e cada músculo no seu conjunto estão revestidos por tecido conjuntivo (fáscia muscular – esqueleto conectival). Além da fáscia ser formada pelo tecido conjuntivo, o próprio músculo inteiro está envolvido por uma capa de tecido conjuntivo chamado Epimísio.

O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em filamentos proteicos, principalmente actina e miosina. A actina é uma fibra proteica do citoesqueleto e, junto a outras proteínas, forma os chamados filamentos finos.

Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Possuem grande importância na realização de movimentos.

"Ganho de massa muscular acontece por meio do combo exercício + alimentação adequada e balanceada. O ideal é seguir a prática de exercício regular e musculação (sempre com orientação de um profissional educador físico) e uma alimentação adequada com um nutricionista”.

panturrilhas

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

Masseter

Resposta: O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

a origem é geralmente a extremidade proximal do músculo que permanece fixa durante a contração muscular, e a inserção é geralmente a extremidade distal do músculo, que é móvel.

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

A contração muscular ocorre quando a actina desliza sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.

As células do tecido muscular são as fibras musculares (ou miócitos), as quais têm uma capacidade especial: elas se contraem (encurtam) ou se alongam, de acordo com a necessidade do organismo. Além disso, aglomeram-se em feixes. As diferentes estruturas de uma célula muscular recebem nomes específicos.

O sistema nervoso é uma rede de comunicações que controla e coordena os músculos, órgãos e funções sensoriais que ocorrem dentro do nosso corpo. O sistema nervoso tem duas partes principais: O sistema nervoso central (SNC), constituído pelo cérebro e medula espinhal.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina).