O que forma a estrutura social afeta na sua vida?

Perguntado por: izaganelli2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Resposta: 01 – De que forma a estrutura social afeta sua vida? R: Ela nos afeta de uma maneira ruim. A estrutura social faz a gente seguir padrões de comportamento, que são considerados corretos, e caso não siga o padrão da sociedade, somos punidos.

Estrutura Social Brasileira
A desigualdade social é um problema gerado principalmente pela diferença entre os estratos sociais. Esse fato é notório no Brasil, uma vez que a diferença entre as classes sociais no país é algo gritante. No entanto, esse panorama vem adquirindo outro aspecto com o passar dos anos.

Ela é definida a partir de diversos fatores. Entre os mais comuns, estão as condições históricas, sociais, políticas, culturais e econômicas. É a partir das interações entre eles que são produzidos os papeis e posições sociais, bem como as relações de privilégios e deveres.

A família, religião, direito, economia e classes são todas estruturas sociais. O "sistema social" é o sistema "pai" desses vários sistemas que estão embutidos nelas. Alguns acreditam que a estrutura social se desenvolve naturalmente.

Cada cultura registra o indivíduo, com a sua marca. Isso o influencia na estruturação da sua personalidade que é decorrente de uma combinação orgânica, dos padrões de sua cultura e de suas experiências individuais em contato com o mundo físico e social, como também influencia na sua identidade social.

Resposta. Resposta: De maneira mais direta, podemos afirmar que a estrutura social diz respeito à forma como a sociedade se organiza – assim como certas funções são necessárias para aquele grupo – , e à forma como estão dispostos os status (posições sociais) e papéis sociais, conforme privilégios e deveres.

À medida que a desigualdade social se alastra, a população é afetada de diversas maneiras e isso pode diminuir a motivação das pessoas em lutar por mudanças. De forma resumida, essa realidade pode gerar níveis altos de desemprego, desnutrição, doenças, violência, miséria, marginalização, mortalidade etc.

Desse modo, toda estrutura social contém, no mínimo, essas três partes que lhe são inseparáveis: por base, uma forma histórica de produção (relações homem-natureza); por corpo, um sistema de estratificação social (relações homem-homem); por cúpula, um conjunto de instituições e valores sociais, cujo escopo é sancionar ...

Em cada grupo social, os seus integrantes desenvolvem uma relação de estabilidade. Para isso, dividem histórias, objetivos, princípios, tradições, símbolos e normas, que garantem a ordem e o cumprimento de certos papéis na sociedade.

Influência social é a capacidade de gerar decisões e ações a partir de comportamentos, indicações, hábitos e costumes de outras pessoas.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

A desigualdade foi vista em diferentes épocas da história humana e segue padrões de organização diferentes a depender do período e das convenções sociais. Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe.

A partir dessa visão, Bourdieu estuda de que maneira os indivíduos incorporam, reproduzem e legitimam a estrutura social a que pertencem ou da qual fazem parte. Para Bourdieu, o mundo social é construído a partir de três pilares: o habitus, o campo e o capital.

A estrutura social é a divisão da sociedade em camadas sociais, as quais surgem mediante fatores econômicos, políticos e religiosos, entre outros. Assim, a estrutura social pode ser classificada em familiar, política, econômica, cultural, religiosa, educacional, militar.

Homem na Sociedade:
Viver em grupos é uma necessidade do homem, bem como dos animais, que desde os primórdios se aglomera a outros de sua espécie, como forma de compartilhar suas angústias, dores, sofrimentos e mesmo felicidade.

A mudança social é um fenômeno que mobiliza o desenvolvimento das sociedades. Desse modo, os impactos que ela apresenta são duradouros, podendo ser vivenciados pelas gerações que sucedem aquela na qual a mudança ocorreu.

O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.

As decisões, atitudes privadas de cada membro de nossa sociedade afeta, de forma negativa ou positiva, a vida de terceiros. Sendo assim, podemos perceber que nossa vida depende, cada vez mais, da vontade, da opinião, dos desejos individuais de outras pessoas, inclusive muitas vezes de pessoas desconhecidas.