O que forma a espuma?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

A espuma é uma mistura feita entre um dispersante sólido ou líquido e um disperso no estado gasoso. Por exemplo, quando um gás é borbulhado em um líquido, notamos a formação de bolhas enormes; algumas com dimensões coloidais. Um exemplo assim é o chantilly, que é feito batendo-se o creme de leite fresco.

A espuma química é formada com a liberação de dióxido de carbono pela reação entre sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio em solução aquosa, que contém proteínas hidrolisadas como agentes espumantes. São espumas densas, viscosas e resistentes ao calor mas, como espalham-se lenta- mente, tem baixo poder de extinção.

A espuma é um tipo de gás disperso em um líquido que geralmente contém alguma impureza, os descartes domésticos e industriais com presença de surfactantes, também conhecidos como detergentes, são comumente causadores de espuma quando despejados nas águas naturais ou efluentes, podendo exercer efeitos tóxicos sobre os ...

Produzida a partir de um polímero chamado poliuretano, que consiste em uma mistura de substâncias químicas, a espuma é um material sólido, leve e flexível que possui como características principais seu baixo custo, resistência à oxidação, resistência à abrasão e resiliência (capacidade de retornar à forma original após ...

Sabões, sabonetes, xampus e demais compostos que produzem espumas – ou seja, que possuem moléculas chamadas tensoativas – também levam em sua formulação, geralmente, corantes capazes de conferir-lhes uma variedade de cores. Nesses casos, a luz é absorvida e resulta na cor observada.

"A espuma é resultado de biodegradáveis que estão na água, mas ela retira do rio outros contaminantes, inclusive bactérias que estão na água e que são dispersados no ar", disse. Quando a espuma é carregada pelo vento, também pode causar manchas na pele e na roupa.

Conheça os tipos de espuma para colchão:

  • Espumas de Poliuretano ou PU. Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, que são mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade. ...
  • Látex. ...
  • Visco. ...
  • Viscoelástica gel. ...
  • Soft e Hiper Soft. ...
  • Espuma HR.

A agitação do mar provocada pelas ondas faz a separação da gordura através da flotação e origina a espuma. A espuma também pode ser fruto de uma explosão na reprodução (florações) de algas. Diversas condições oceanográficas e de clima podem estimular o crescimento das microalgas formadoras de florações nos mares.

Resposta. O gás oxigênio (O2).

A espuma de PU é um produto econômico, que pode render até três vezes mais do que o volume inicial. A aplicação é rápida e fácil, já que o item vem pronto para uso. Por essas características, a espuma expansiva é comumente usada na fase de vedação e impermeabilização da obra.

Espuma líquida: Gás disperso em líquido. Exemplos: espuma de sabão e chantilly, sendo que o ar está disperso no creme de leite.

As microbolhas acontecem devido à pressão e liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos, como o cloro, como muitos pensam. Veja que ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que a do encanamento e então o ar é liberado.

A fabricação de espuma flexível de poliuretano é constituída da reação química entre dois elementos, isocianato e poliol, podendo ser produzida numa ampla faixa de densidades variando o grau de dureza.

Colchões de espuma convencionais têm como matéria-prima o poliuretano. Costumam ter os preços mais acessíveis que os tipos produzidos a partir de outros materiais (especialmente látex e viscoelástico).

Uma espuma sintética é a designação atribuída aos plásticos ou borrachas em forma de espumas (com células fechadas) ou esponjosos com células abertas e intercomunicantes). No seu fabrico utilizam-se diversos processos.

A espuma é a união de minúsculas bolhas, que se formam quando entra ar na mistura de sabão e água. Elas flutuam porque o ar é mais leve do que a água. Isso acontece naturalmente quando sabonete, detergente, xampu ou condicionador são friccionados com água em uma superfície.

A espuma nos óleos lubrificantes é um problema principalmente quando não se dissipa, pois ela é um eficiente isolante térmico, o que torna o controle de temperatura do óleo bastante difícil quando há formação excessiva.

O lauril é uma substância química orgânica sintética, na verdade ele é um pó branco, além disso, é um agente de limpeza e possui alto poder espumógeno (formação de espuma).