O que forma a actina?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

No filamento fino temos a actina que é uma estrutura longa (5nm), formada por dois filamentos, contorcidos em forma de hélice, de polímeros de actina (actina F ou fibrosa). Os polímeros de actina são constituídos por volta de 200 pequenos monômeros de actina (Actina G ou globular).

Com a elevação da força iônica, a actina G se polimeriza, formando a actina F. Já a miosina compõe os filamentos grossos e é classificada como uma enzima mecanoquímica ou proteína motora, isso porque é capaz de converter a energia química em energia mecânica, útil para o mecanismo de contração muscular.

A actina e a miosina são cadeias protéicas que se deslizam para encurtar e alongar a fibra muscular, podendo diminuir cerca de 2/3 do seu comprimento, ou até mesmo à metade.

O que é actina? As actinas são as principais proteínas que compõem os filamentos que formam o citoesqueleto das células eucariontes e os filamentos finos das células musculares. Sua principal função é garantir a estabilidade do corpo celular, o que torna a célula mais resistente.

Além da função estrutural, os microtúbulos têm outras funções. Eles formam um substrato onde proteínas motoras celulares (dineínas e cinesinas) podem interagir, e assim são usados no transporte intracelular.

A interação entre a actina e a miosina promove a contração muscular.

Os filamentos de actina têm vários papéis importantes na célula. Por exemplo, eles servem como caminhos para o movimento de uma proteína motora chamada de miosina, que também pode formar filamentos. Por causa de sua relação com a miosina, a actina está envolvida em muitos eventos celulares que envolvem movimento.

Os filamentos de miosina são formados por um arranjo antiparalelo de moléculas de miosina, de tal modo que a porção central é lisa e formada apenas pela região em bastão das moléculas (esta porção central corresponde à pseudo-zona H, localizada no centro da banda A e mencionada anteriormente), com as cabeças globulares ...

O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo. Portanto, na constituição do músculo, estão intimamente associadas as fibras musculares e o tecido conjuntivo. A miofibrila é uma organela especificamente do tecido muscular (Fig.

Para ocorrer a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.

Os sarcômeros são unidades que se repetem nas miofibrilas e são compostos pelas proteínas actina, tropomiosina, troponina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos). As miofibrilas são filamentos cilíndricos de proteínas (as citadas acima) que, em conjunto, formam a fibra muscular.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

A contração muscular esquelética é responsável por nossa capacidade de movimentação e está relacionada com duas importantes proteínas: a actina e a miosina.

A polimerização de filamento de actina pode ocorrer expontâneamente em condições de força iônica fisiológica. In vitro a baixa força iônica promove despolimerização dos filamentos. Polimerização de actina é um processo reversível, na qual os monômeros associam e dissociam em ambos lados do filamento de actina.

Os microtúbulos, na maioria das células, ficam organizados no centrossomo e tem duração de 10 minutos em média. Só existem nos seres eucariontes. A polimerização ou despolimerização é um processo que depende de energia, que está sob a forma de Trifosfato de Guanosina ou Guanosina Trifosfato (GTP).

Uma proteína é formada pela interação de dois aminoácidos, por intermédio da ligação entre o nitrogênio do grupo amino (referente a uma amina) de um aminoácido e o carbono da carboxila (referente a um ácido carboxílico) de um outro aminoácido.

aminoácidos

Todas as proteínas são formadas por moléculas denominadas de aminoácidos (veja a representação a seguir). Cada aminoácido é formado por um grupo carboxila (- COOH) e um grupo amina (-NH2), que estão ligados a um átomo de carbono.

Continuar lendo Onde fica a actina?