O que foram os burgos e quem eram os burgueses?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os burgos (cidades com muros) se desenvolveram economicamente e ampliaram de tamanho. Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.

O burgo era um modelo de pequena cidade, cidadela, que começou a aparecer na Europa na transição da Idade Média para a Idade Moderna, isto é, entre os séculos XIV e XV.

A origem da burguesia se deu com o fim do feudalismo, a Peste Negra, a fuga de servos para os burgos, o crescimento demográfico da Europa, as Cruzadas e os produtos vindos do Oriente para serem comercializados. A burguesia se desenvolveu e se dividiu em alta, média e pequena burguesia.

Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.

no caso podemos afirmar que os burgos eram os núcleos urbanos das cidade medievais em que se possibilitava a realização do comércio bem como o desenvolvimento de várias atividades econômicas. isso porque os burgos surgiram no fim da idade média com a derrocada do sistema feudal e com o aparecimento das cidades.

Os burgueses eram aqueles que controlavam todos os meios de produção, assim como os lucros provindo deles e os proletariados que atuavam na sociedade com sua força de trabalho, mas sem receber um lucro justo por isso.

1 Por burguesia entende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado, a classe dos assalariados modernos que, não tendo meios próprios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver.

A burguesia surgiu na Europa, nos séculos XIV e XV, no período do renascimento comercial. Com a crescente atividade comercial, formaram-se os burgos, pequenas cidades que surgiram em razão do comércio de produtos oriundos do Oriente, como as especiarias.

Os burgos eram cidades medievais que foram se formando conforme a queda da Idade Média. Os indivíduos que habitavam os burgos controlavam o mercado, o lucro e o consumo dos outros indivíduos, principalmente aqueles que não habitavam essas cidades.

Em suma, os "burgos" (cidade medievais amuralhadas), que até então eram centros administrativos dos feudos e religiosos da Igreja, passaram a ser o centro comercial, resultante das aglomerações de diversas pessoas, as quais buscavam ascensão social, política e econômica.

Dessa forma, aqueles que moravam nessas localidades eram conhecidos como burgueses e, ao longo dos séculos, essa denominação passou a denominar os comerciantes e os homens ricos. Com o aumento demográfico na Europa, a população dos burgos foi crescendo também.

Com o aumento demográfico na Europa, a população dos burgos foi crescendo também. Isso se dava porque muitos servos acabavam por fugir dos feudos para escapar das imposições da relação servil.

Os nobres eram membros da família real ou tinham adquirido títulos através da compra. Essa categoria representava 2% da população. Burguesia – Conhecida como Terceiro Estado. A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população.

Finalmente, os membros mais destacados do Terceiro Estado, quanto a liderança: a burguesia. Esta se dividia em pequenos burgueses (pequenos comerciantes, artesãos), uma camada média (composta de lojistas, profissionais liberais) e a alta burguesia (grandes banqueiros, comércio exterior).

Continuar lendo O que foram os burgos?