O que foram os burgos?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.

burgos eram partes de terras excluídas de feudos ou que eram consideradas sem donos, geralmente encontradas nas divisas entre feudos. Por não terem ou seguirem as ordens de um senhor feudal, esses pedaços de terras começaram a abrigar camponeses e pessoas que não viviam dentro de um feudo.

Burgos e burgueses
As cidades fortificadas por grandes muralhas eram conhecidas como burgos, e seus habitantes, naquela época, eram chamados de burgueses. De início, os burgueses não tinham nada de especial – tratava-se apenas de outro nome para “citadino”.

Os burgos (cidades com muros) se desenvolveram economicamente e ampliaram de tamanho. Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.

Elas eram caracterizadas pelo encontro periódico de pessoas em algum lugar pré-determinado da cidade (burgos), onde vendiam produtos para a população ou realizavam trocas.

Os donos dos burgos eram os burgueses. surgimento das cidades modernas, como núcleos urbanos diferentes daqueles da Idade Média, onde os senhores feudais donos dos burgos e dos castelos mandavam e governavam.

Dessa forma, aqueles que moravam nessas localidades eram conhecidos como burgueses e, ao longo dos séculos, essa denominação passou a denominar os comerciantes e os homens ricos. Com o aumento demográfico na Europa, a população dos burgos foi crescendo também.

O patriciado que controlava politicamente os burgos fortaleceu-se com o desenvolvimento urbano, gerando uma crescente autonomia frente aos senhores feudais. A comuna eram as cidades que se tornavam livres e organizavam-se a partir de relações distintas das que caracterizavam a dependência dos senhores da nobreza rural.

O burgo caracterizava-se pela vida em trânsito, entre o urbano e o rual, em um ambiente em que havia mais liberdade do que dentro do círculo da feudalidade.

Burguesia é uma classe social que surgiu na Europa no fim da Idade Média com a crise do feudalismo, formando-se nos burgos, cidades construídas fora dos feudos quando estes estavam em decadência. Ela tomou espaço nas cidades por meio do comércio e é composta por aqueles que são os donos dos meios de produção.

O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais.

Com o aumento demográfico na Europa, a população dos burgos foi crescendo também. Isso se dava porque muitos servos acabavam por fugir dos feudos para escapar das imposições da relação servil.

“Por burguesia entendemos a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social e empregadores do trabalho assalariado. Por proletariado, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver”.

A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

Os burgos eram pequenas concentrações populacionais e realizavam trocas entre si, fazendo pequenas feitas e trocando produtos por dinheiro - com o renascimento comercial e monetário. Seus habitantes eram chamados burgueses e, no século XVIII, tornaram-se potência econômica.

As principais diferenças entre estes dois fenômenos históricos eram as atividades econômicas ali conduzidas e quem os administrava: nos feudos era majoritariamente agrícola e era conduzida pela nobreza hereditária, enquanto que nos burgos era mercantil (produção e comércio de bens de consumo) e conduzida pelas famílias ...