O que foram as vanguardas artísticas e qual seu principal objetivo?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

As Vanguardas Europeias são definidas como a gama de tendências artísticas oriundas do Velho Continente. O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes.

São elas:

  • Futurismo.
  • Surrealismo.
  • Cubismo.
  • Expressionismo.
  • Dadaísmo.

Vanguardas europeias é como ficaram conhecidos os movimentos estéticos surgidos nas primeiras décadas do século XX, no continente europeu. Assim, cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo apresentaram uma proposta de inovação estética, em oposição à tradicional arte acadêmica.

O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes. De certa forma, as vanguardas europeias carregavam até mesmo o irracionalismo ao seu contexto.

Ela é uma renovação de formas e conteúdos, a vanguarda artística visa reinventar a arte. Ela propõe novos estilos, novas ideias, etc. É um conjunto de tendências que em uma determinada época, vai contra as tendências da mesma, principalmente no campo da arte.

Suas principais características são: Ruptura com a arte histórica. Valorização do urbano. Valorização da industrialização e da mecanização.

Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Villa Lobos, Tarsila Amaral e Anita Malfatti: a vanguarda modernista brasileira.

Vanguarda significa frente, dianteira, parte anterior.
É um substantivo feminino, do francês “avant-garde” (estar na frente, à dianteira de um movimento). São sinônimos de vanguarda: anteguarda, front.

É o conjunto de tendências que, numa determinada época, se opõem às tendências vigentes, principalmente no campo das artes.

Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto: a) Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX.

Na Europa, seus principais artistas são: Pablo Picasso e Georges Braque (na pintura), Pablo Gargallo e Raymond Duchamp-Villon (na escultura), e Ígor Stravinsky (na música).

As vanguardas foram uma forma de se libertar das tradições culturais do século 19 (a quebra dos padrões), influenciando a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.

Arte e cultura são duas coisas muito importantes no desenvolvimento intelectual e cognitivo de uma pessoa. Sabemos da importância da arte como ferramenta humana para expressão de sentimentos e sensações e percebemos a manifestação artística acontecendo de diversas maneiras nas diversas culturas que existem.

Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), o modernismo teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, que se realizou entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo.

As vanguardas europeias surgiram como movimentos artísticos que estabeleceram novas referências para o mundo da arte dentro de áreas como a pintura, a literatura, a música e a escultura. Eles fizeram uma arte que nunca havia sido feita antes, de uma forma completamente nova, antecipando o futuro.

Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte.

Salvator Mundi

A pintura Salvator Mundi, produzida em 1500 por Leonardo da Vinci, é a mais cara do mundo, vendida em 2017. A obra foi vendida em um leilão da Christie's por US$ 450,3 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões, em conversão atual), para Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.