O que foi o mundo contemporâneo?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

A História Contemporânea tem origem em 1789, durante a Revolução Francesa, e se prolonga até a atualidade. Desde então, o mundo passou por diversas transformações nas suas bases sociais, econômicas, políticas e culturais.

Idade Contemporânea é um dos períodos da história humana. De acordo com a periodização clássica, iniciou-se em 1789 e estende-se até os dias de hoje. A Idade Contemporânea é um dos períodos da história, e, cronologicamente, iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789, estendendo-se até a atualidade.

As cinco principais características do mundo contemporâneo são: tecnologia, velocidade, desregulamentação, narcisismo e excesso. Ao longo do artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes cada uma dessas características e como elas se manifestam no cotidiano.

Nas últimas décadas, presenciamos uma acelerada transformação no mundo contemporâneo, dentre elas podemos citar o desenvolvimento da tecnologia e da informação, os transportes e os meios de comunicação e a globalização dos sistemas de produção e transações financeiras.

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

No curso de História Contemporânea se estuda a história geral abrangendo os séculos XX e XXI, contendo os principais eventos, tendências e instituições que mais influenciaram a sociedade na qual vivemos.

Divisão da História

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Pré-História.
  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

Resumo sobre as eras geológicas
O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário. A tabela geológica é a sistematização do tempo geológico, resumindo suas principais subdivisões e eventos.

Como vimos, a Idade Moderna estendeu-se de 1453 a 1789, sendo os marcos estipulados para delimitarem o seu início e o seu final os seguintes: a conquista de Constantinopla realizada pelos otomanos e a queda da Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

A disciplina de "Formação do Mundo Contemporâneo" indica e explica os acontecimentos políticos mais importantes dos últimos dois séculos, tais como as guerras e os conflitos decorridos, mas também apresenta uma análise das tendências no âmbito da economia, cultura, etc.

Por sociedade contemporânea compreendemos “[...] um desdobramento, em autorreferência, da tradição moderna industrial; a transformação da modernidade por dentro de si mesma [...] que, no entanto, não deixa de pro- mover mudanças estruturais na centralidade das socieda- des ocidentais” (IANNI, 2013, p. 43-44).

Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos. Segundo mundo: países socialistas. Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.

A sociedade atual se assemelha ao estado líquido da água pela sua vulnerabilidade e fluidez, sendo incapaz, em suas várias manifestações e representações, de manter a mesma identidade, a mesma solidez por muito tempo, vivendo um tempo de fragilidade nas relações sociais e nos laços humanos.

Diante das ideias apresentadas, fica explícito que, no mundo contemporâneo, a supervalorização do poder econômico contribuiu para a desordem das relações em geral. As dinâmicas sociais e ambientais estão, atualmente, prejudicadas e enfraquecidas pelo domínio completo do capital sobre os indivíduos.

Huntington propôs a existência de oito civilizações: Ocidental, Islâmica, Latino-Americana, Sino-Confuciana, Hindu, Eslavo-Ortodoxa, Japonesa e Africana (Huntington 1993). Como poderíamos quantificar, e em certa medida, qualificar estas civilizações hoje, a partir de dados populacionais, religiosos e linguísticos?