O que foi o barroco e suas características?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

O barroco é um movimento artístico que compreende múltiplas manifestações artísticas — literatura, pintura, arquitetura, música — produzidas entre o final do século XVI e o início do século XVIII.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.

Conheça alguns dos principais artistas brasileiros da arte barroca:

  • Aleijadinho. Estátua do Aleijadinho. ...
  • Mestre Ataíde. A Ultima Ceia, 1828. ...
  • José Joaquim da Rocha. ...
  • Eusébio de Matos e Guerra. ...
  • Jesuíno do Monte Carmelo. ...
  • José Teófilo de Jesus. ...
  • Agostinho de Jesus.

O Barroco foi um estilo artístico que nasceu na Itália no século XVI e se difundiu pelos outros países da Europa e pela América Latina. Entre as características da arte barroca está a dualidade entre antropocentrismo e teocentrismo, estética robusta e utilização excessiva de adereços.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

Caravaggio

A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610).

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

Estilo literário barroco
Já a literatura barroca foi marcada por duas características principais: o cultismo e o conceptismo. Cultismo: com uma linguagem culta e rebuscada, o cultismo explorava o jogo de palavras. Nesse estilo, percebe-se o exagero na valorização dos detalhes.

Nas artes plásticas, foi inaugurado Aleijadinho, com as suas esculturas em pedra-sabão dos apóstolos de Cristo e de outros santos católicos.

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.