O que foi o Aziendalismo?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Aziendalismo é uma teoria científica italiana que define, como objeto de estudo da contabilidade, a azienda. No Brasil, a azienda era considerada objeto de estudo da economia aziendal, ramo contábil da economia que não se desenvolveu.

Classificação das Aziendas
Também podem ser classificadas quanto aos proprietários. As entidades públicas são aziendas que pertencem à coletividade (um hospital Público por exemplo). E as entidades privadas que são as que pertecem aos seus sócios. O campo de aplicação da contabilidade são as aziendas.

Tipos de Aziendas:

  • Aziendas Sociais – não visam lucros – distribuição. Ex.: Fundações, entidades filantrópicas, etc. '
  • Aziendas Econômicas – visam lucros – distribuição. Ex.: Empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviços.

A Contabilidade no Brasil foi influenciada pelas duas escolas, a italiana e a americana.

A escola Italiana de Contabilidade teve maior propulsão após a divulgação da obra de Pacioli com o método de partidas dobradas, onde também surgiu cerca de sete linhas de pensamentos, são elas: Contismo, Personalismo, Neocontismo, Controlismo, Aziendalismo e por fim o Patrimonialismo.

CRIADOR DA CONTABILIDADE: FREI LUCA PACIOLLI
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Tinha por objetivo compreender como funcionam os processos comunicativos para otimizar seus resultados.

Segundo a teoria patrimonialista, as receitas e as despesas são classificadas como contas de resultado. A função da conta é representar os elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações ou patrimônio líquido) e os itens do resultado (receita ou despesa).

Na doutrina contábil aziendalista, toda azienda se constitui de elementos humanos e patrimônio ou riqueza e, se refere à ação humana voltada ao desenvolvimento de atividades para a satisfação de suas necessidades.

Da definição de azienda, podemos extrair os seguintes elementos: patrimônio - conjunto de bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente de uma entidade; trabalho - recursos humanos; e administração ou gestão - planejamento, direção, coordenação e controle (funções do administrador).

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

O objetivo da contabilidade é informar as pessoas e as empresas sobre a sua situação financeira. Para concluir um objetivo tão nobre quanto esse, o contador — ou a equipe de contadores, no caso de uma grande empresa — assume diferentes estratégias e mapeamentos.

O Princípio da Entidade trata da separação dos patrimônios da empresa e de seus respectivos sócios, fazendo com que os registros sejam feitos de forma bem clara e autônoma, de forma que não fique nenhuma dúvida.

Define-se contismo como a ciência das contas, então a contabilidade apresentava-se como a ciência das contas, considerada como a primeira teoria pré-científica, porém com uma essência primária e inconsciente do patrimonialismo. Observa Sá (2006), que o precursor da Teoria do Contismo foi Angelo Pietra e datada de 1586.

Há três tipos principais de contabilidade: financeira, gerencial e fiscal.

Descubra quais são as áreas da contabilidade

  • Contabilidade empresarial. Essa área é a responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos dentro de um período de uma empresa. ...
  • Análise contábil. ...
  • Auditoria contábil. ...
  • Consultoria financeira.

A contabilidade repousa, basicamente, em dois pilares da teoria contábil: a entidade contábil e a continuidade da empresa.