O que foi a política de apaziguamento sua história?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Na verdade, a política de apaziguamento foi uma estratégia consciente e premeditada da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos para “empurrar” a Alemanha nazista contra a URSS, visando o enfraquecimento de ambas e a imposição de sua hegemonia sobre o resto do mundo.

Ao perceber o avanço de Hitler, primeiro na política interna da Alemanha e depois, externamente, ao procurar anexar países, Inglaterra e França decidiram não intervir nas decisões nazistas. Tratava-se da política de apaziguamento.

A política imposta por Neville Chamberlain e por Édouard Daladier ficou conhecida como “política de apaziguamento”. A ideia era realizar o máximo de concessões para os alemães (mas dentro de um limite razoável) para evitar que uma nova guerra generalizada se iniciasse no continente europeu.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

Aliados

Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial.

A política de apaziguamento foi um fracasso total, pois Hitler não estava disposto a manter a paz na Europa e, como foi visto, tempos depois, as ambições territoriais de Hitler voltaram-se contra a Polônia, o que acabou deflagrando a guerra em setembro de 1939, durante a invasão da Polônia.

A primeira fase da 2ª Guerra Mundial ocorreu com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939. Na tentativa de barrar as incursões do chanceler alemão Adolf Hitler (1889-1945), os governos de França e Grã-Bretanha impuseram bloqueios econômicos à Alemanha.

Em 23 de agosto de 1939, Hitler e Stalin assinaram um pacto de não agressão. Alemanha e União Soviética se comprometeram a não atacar uma à outra e se manter neutras se uma delas fosse atacada por uma terceira potência.

As consequências da politica do apaziguamento foram o aumento das ambições de Hitler, o avanço nazista sobre a Europa e o aumento do poder dos nazistas, posteriormente gerando a invasão da Polônia, o que foi o estopim para iniciar a Segunda Guerra Mundial.

Pode-se dizer que ela foi bem-sucedida? Por quê ? A política de "apaziguamento" foi a tentativa, empreendida pelo então Primeiro-Ministro inglês, Neville Chamberlain, de fazer "concessões parciais" para Hitler, de modo que se evitasse um novo conflito militar com a Alemanha.

  • A tabela mostra o número de mortos, na Segunda Guerra Mundial, de alguns países envolvidos no conflito.
  • Países. Número de. mortos durante. a II Guerra. URSS. 17 000 000. Alemanha. 5 500 000. Polônia. 4 000 000. China. 2 200 000. Iugoslávia. 1 600 000. Japão. 1 500 000. França. 535 000. Itália. 450 000. Grã-Bretanha. ...
  • Almanaque Abril, 1999.

A Segunda Guerra teve como estopim a invasão da Polônia pela Wehrmacht (exército alemão) em 1º de setembro de 1939.

O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Primeira Guerra Mundial – A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio.

2 de setembro de 1945

9 de agosto de 1945 Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica em Nagasaki. 2 de setembro de 1945 Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Os grupos que se enfrentaram na guerra foram:

  • os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e.
  • o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

A recusa de Hitler em render-se e toda a violência praticada pelos alemães ao longo da guerra fizeram com que os soviéticos carregassem o discurso de vingança rumo a Berlim, o último passo para selar a queda do Nazismo.

Há 75 anos, em 08 de maio de 1945 era anunciado no Reino Unido, pelo Rei George VI, o fim da 2ª guerra mundial, com a rendição do exército nazista, destruído pelas forças aliadas (EUA, Inglaterra, França e outros países) e pelo Exército Vermelho, da antiga URSS.

Segunda Guerra Mundial

O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que contava com 25 mil pracinhas, entrou em combate na Europa a partir do segundo semestre de 1944.

Itália

A atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ocorreu na Itália, a partir do segundo semestre de 1944, travando batalhas em regiões como Monte Castelo.