O que foi a idade de ouro da microbiologia enumere os principais fatos ocorridos?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Durante esse período produtivo, os microbiologistas estudaram as atividades químicas de micro-organismos, melhoraram as técnicas de microscopia e cultivo de micro-organismos e desenvolveram vacinas e técnicas cirúrgicas.

a 1914 foi apropriadamente chamado de a Idade de Ouro da Micro- biologia. Durante esse período, avanços rápidos, liderados princi- palmente por Pasteur e Robert Koch, levaram ao estabelecimento da microbiologia como uma ciência.

O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.

Os mais estudados na Microbiologia são as bactérias, fungos, vírus e algumas algas (Figura 1). Além destes, protozoários, helmintos, ácaros são estudados em Parasitologia.

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.

Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações

  • Agar Nutriente.
  • Agar CLED – Cystine Lactose Electrolyte Deficient.
  • Agar Mueller Hinton.

Surgimento da microbiologia
A microbiologia surgiu a partir da criação do microscópio, inventado pelo holandês Antony Van Leeuwenhoek em 1674.

A Microbiologia como Ciência começa a ter um verdadeiro avanço a partir de meados do século XIX, com o desenvolvimento de microscópios de alta qualidade juntamente com o aperfeiçoamento de técnicas de esterilização e cultivo de microrganismos.

Antonie van Leeuwenhoek

Seu nome era Antonie van Leeuwenhoek e ele viveu de 1632 a 1723. Embora sem formação científica, van Leeuwenhoek se tornou o maior fabricante de lentes da sua época, tendo descoberto a forma de vida microscópica e tido como o “pai da microbiologia”.

Vacina antirrábica
Depois de injetar essas bactérias ineficazes em galinhas doentes, Pasteur percebeu que os bichos começaram a se recuperar. A descoberta levou ao desenvolvimento, em 1885, da primeira vacina da história contra a raiva, uma doença viral que acomete humanos.

Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

No seu trabalho “Teoria germinal das enfermidades infecciosas”, Pasteur defende que toda doença infecciosa tem origem de um microrganismo com capacidade de contagiar outras pessoas. Para ele, primeiramente deve-se identificar o microrganismo causador da doença e depois desenvolver um método para conte-lo.

Last Bacterial Common Ancestor

De acordo com os pesquisadores, a primeira bactéria, apelidada de LBCA (Last Bacterial Common Ancestor, ou último ancestral em comum das bactérias), teria vivido há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Elas surgiram assim que a Terra se resfriou há 4,4 bilhões de anos e estão aí até hoje. Durante muito tempo, cerca de três bilhões de anos, só existiam em nosso planeta seres unicelulares, isto é, os formados por uma única célula.

Microscope of Anton van Leeuwenhoek