O que foi a hegemonia europeia no mundo?

Perguntado por: acruz6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quando falamos de HEGEMONIA EUROPEIA estamos falando das influências que países da Europa exerceu sobre os demais países.

É esperado também que eles compreendam que como país colonizado por nações europeias temos como herança uma forte influência em várias áreas, que vão desde a arquitetura, moda, hábitos, até mesmo nas práticas esportivas, como a prática tão disseminada do futebol.

exemplos Claros de hegemonia europeias são os eventos como as grandes navegações, a colonização do novo mundo, bem como o neocolonialismo eu imperialismo europeu no mundo, as civilizações Romana e grega, o renascimento, a revolução francesa, a revolução industrial e surgimento do primeiro bloco econômico do mundo.

É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano. O Estado que detém a hegemonia possui influência em diversas áreas, especialmente em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e etc.

A supremacia do dólar e o domínio da economia mundial pelos Estados Unidos estão entre as principais consequências da guerra que devastou a Europa entre 1914 e 1918, acabando com séculos de hegemonia europeia no planeta.

Após a Primeira Guerra Mundial, com a emergência dos Estados Unidos na condição de potência industrial, a hegemonia europeia começou a declinar, apesar de manter até os dias atuais grande presença política, econômica e científica nas relações internacionais.

Em primeiro lugar, apesar de as grande potências europeias aliadas – França e Inglaterra - terem saído vitoriosas do conflito com a ajuda americana, o fim da Segunda Guerra Mundial põe fim a séculos de hegemonia europeia no mundo.

A UE assegurou mais de meio século de paz, estabilidade e prosperidade. Além disso, desempenha um importante papel na diplomacia e procura promover estes mesmos benefícios — bem como a democracia, as liberdades fundamentais e o Estado de direito — em todo o mundo.

O renascimento, o maneirismo, o barroquismo e o neoclassicismo são exemplos das contribuições portuguesas no campo da arte no Brasil. Com a intervenção desses movimentos da arte na cultura brasileira, a literatura, a pintura, a arquitetura e tantas outras áreas passam a ter total influência europeia.

A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a ...

Ver também

  • Crise orgânica.
  • Hegemonia regional.
  • Hegemonia tebana.
  • Hegemonia.
  • Masculinidade hegemônica.
  • Revolução passiva.
  • Sociedade civil.

A palavra hegemonia, do grego “egemonía”, significa a supremacia entre cidades, nações ou povos.

A Hegemonia Europeia é basicamente o acúmulo de poder militar, político e econômico da Europa em relação ao resto do mundo, o que significa que os europeus conseguiram vencer e explorar outros povos e nações.

Um exemplo de hegemonia é descrito no caso dos Estados Unidos e o seu posicionamento internacional.

Resposta. No momento pós segunda guerra. Motivo? Necessidade de integração entre países, ou seja, crescimento do globalismo.

Em resumo, o eurocentrismo é um sistema ideológico, donde a cultura europeia é colocada como a mais importante das culturas constitutivas das sociedades do mundo, no entanto, essa visão é tida como preconceituosa, já que não contempla as outras formas de expressões.

Resposta. A Europa, Portugal e Espanha "dominaram o mundo" pelo fato de serem os primeiros e pelo fato das riquezas encontradas no Novo Mundo.

O Velho Continente também sofreu domínio de outros (vários) povos, como os romanos (durante séculos), os árabes, os bizantinos, os francos, os Estados Pontifícios, os espanhóis, os ingleses, os russos, os italianos e de Napoleão Bonaparte com sua tropa.