O que foi a Enciclopédia e qual a sua importância?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Enciclopédia, ou no nome original em francês Encyclopédie, foi criada por Jean d'Alembert e Denis Diderot. O objetivo era propagar as ideias iluministas e acabar com o reino de ignorância mantido pela fé da população.

A enciclopédia permitiu que qualquer pessoa que soubesse ler tivesse acesso a conhecimentos culturais, científicos e filosóficos. Além disso, teve grande influência na Revolução Francesa e na Independência dos Estados Unidos.

a) O enciclopedismo foi um movimento que empreendeu a reunião de vários artigos onde os mais expressivos pensadores do iluminismo registravam as suas ideias. Através da reunião desses artigos, era montada uma grande enciclopédia capaz de aglomerar as várias manifestações de conhecimento da era iluminista.

en·ci·clo·pé·di·a a. 1. Obra em que se tratam muitos ramos da actividade e do saber humano.

Qual era o objetivo da Enciclopédia? Uma das bandeiras do Iluminismo era que o conhecimento deveria chegar a todos os seres humanos e por isso, uma obra como a Enciclopédia, que reunia artigos sobre vários campos do saber, era fundamental para alcançar este objetivo.

Esclarecimento como chave para a liberdade
Assim, a Enciclopédia foi uma obra-chave do Iluminismo, cujo projeto era libertar o ser humano da "dependência autoimposta", como formularia o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804).

Em junho de 1751, Diderot e d'Alembert apresentavam ao mundo o primeiro volume da Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Os últimos de seus 28 volumes saíram em 1772.

1751

Sob responsabilidade de Denis Diderot (1713-1784) e Jean Baptiste le Rond D'Alembert (1717-1783), foi lançado em Paris, no ano de 1751, o primeiro volume da Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers.

A Enciclopédia foi importante pois ela foi um meio de propagação de conhecimento não religioso(laico) já que os iluministas priorizavam a razão ,os criadores são chamados de Enciclopedistas,Denis Diderot e Jean Le Rond foram os organizadores.

Denis Diderot e Jean le Rond D'Alembert foram os criadores de uma verdadeira revolução iluminista: a Enciclopédia. Com a megalomaníaca intenção de condensar todos os saberes possíveis em uma única publicação, os autores pretenderam levar a cabo o projeto iluminista de disseminação do conhecimento.

Resposta

  • Encyclopédie (1750–1772)
  • Encyclopædia Britannica (1768–1771)
  • Meyers Konversations-Lexikon (1839–1984)
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (1935–1960)
  • Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (1963–1995)
  • Enciclopédia Verbo Edição Século XXI.
  • Enciclopédia Nacional Sueca.

1. Conjunto de conhecimentos que abarca muitos ramos da actividade e do saber humano. 2. Doutrina defendida pelos enciclopedistas do século XVIII.

Foi editada pela primeira vez na França (1751 e 1772), onde se difundiu para se tornar a principal propaganda iluminista. Por este motivo, os iluministas são conhecidos como "enciclopedistas".

De acordo com Denis Diderot no artigo "Encyclopédie", o objetivo da Encyclopédie era "mudar a forma como as pessoas pensam" e que as pessoas pudessem se informar e conhecer as coisas. Ele e os outros colaboradores defenderam a secularização do aprendizado longe dos jesuítas.

Wikipédia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O objetivo principal da Enciclopédia era compilar todo o conhecimento relevante da época de todas as áreas do conhecimento, como: História, Geografia, Economia, Matemática, Filosofia e Artes.

Pois ela visava o ateísmo, o conhecimento e o realismo. Algo que a Igreja temia e que abalaria gravemente suas bases com aqueles que se interessassem e pudessem ler.

Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.