O que foi a derrama é o quinto?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O quinto era um imposto de 20% sobre todo o ouro produzido no Brasil. A derrama correspondia à cobrança violenta dos impostos em “atraso” dos cidadãos, fossem ou não devedores de fato.

Derrama: uma quota de aproximadamente 1.500 kg de ouro por ano que deveria ser atingida pela colônia, caso contrário, penhoravam-se os bens dos senhores de lavras; Capitação: imposto pago pelo senhor de lavras por cada pessoa escravizada que trabalhava em seus lotes.

O imposto mais tradicional cobrado por Portugal era o quinto, que estabelecia que a quinta parte de todo o ouro extraído (isto é, 20%) deveria ser recolhida como imposto. Inicialmente, uma parte expressiva do ouro extraído era contrabandeada, fugindo assim da fiscalização portuguesa.

No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.

Imposto "derramado" sobre todos. Foi uma derrama que produziu a Inconfidência Mineira. Causa imediata da Inconfidência Mineira, de 1792, era o tributo de que lançava mão a Coroa Portuguesa para, na região das minas, cobrar de uma só vez os quintos (20% do ouro extraído) em atraso.

Delatada por traidores no movimento, a derrama foi suspensa e todos os inconfidentes presos. O único a assumir a participação na Inconfidência Mineira e ser condenado a morte foi Tiradentes durante um processo de julgamento de três anos.

Mas com a delação de Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi esvaziado. O vice-rei d. Luis de Vasconcelos suspendeu a Derrama e mandou que se prendessem 12 conspiradores. O processo durou três anos.

Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole. O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização.

O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colônias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".

A derrama era o imposto cobrado pela Coroa Portuguesa às capitanias (...) e arrecadado entre seus habitantes. No século XVIII, a capitania de Minas Gerais deveria pagar anualmente o imposto do quinto do ouro extraído, em um total de cem arrobas, o mais importante dos tributos recolhidos pela monarquia portuguesa.

O Ciclo do Ouro foi um período do Brasil Colônia que ocorreu durante o século XVIII e representou a exploração da economia mineradora. O ouro foi descoberto pelos bandeirantes paulistas, o que gerou a interiorização do território nacional e levou a colonização às atuais regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

George Martin

George Martin ficou conhecido como o 'quinto Beatle'
O produtor histórico dos Beatles, George Martin, estava inicialmente mais convencido pela personalidade do que pela música do grupo que se tornaria um fenômeno mundial, segundo um vídeo postado por seu filho no Twitter.

O imposto remonta ao alvará de 1557 e visava taxar riquezas que ainda nem haviam sido detectadas na América portuguesa: determinava que aqueles que descobrissem veios de metais preciosos deveriam pagar o quinto a Coroa, depois que estes tivessem sido fundidos.

Resposta verificada por especialistas. O Quinto era um dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa aos colonos brasileiros, sendo um imposto especificamente voltado para a extração do ouro, de modo que visava taxar o rápido crescimento colonial nas províncias onde havia sido descoberto ouro.

A Derrama, que era um imposto cobrado por região de exploração do ouro. Com a grande diminuição do ouro encontrado, os moradores dessas regiões não conseguiam pagar o imposto, quando isso ocorria soldados da coroa adentravam nas casas para retirar seus bens e assim quitar a dívida.

O Quinto era um imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e sua forma de cobrança variou conforme a época e a Coroa Portuguesa era feita das primeiras doações das capitanias hereditárias por D. João III, em 1534.