O que foi a chamada questão dos universais?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A "questão dos universais" refere-se a uma disputa que se iniciou na Antiga Grécia, tal disputa aconteceu entre os filósofos sobre qual seria a natureza das nossas ideias universais; então os nominalistas defendiam que os universais era formados por meio da experiência, não sendo mais que palavras, já os realistas ...

Por seu caráter geral e abstrato, os conceitos são considerados universais, ou seja, um termo que é comum a muitos singulares, sem designar a nenhum deles em particular, da mesma forma que podemos dizer que os indivíduos singulares Maria, João, José pertencem à humanidade (universal).

Platão

O problema dos universais é uma questão filosófica metafísica antiga, desenvolvida particularmente na idade média, com raízes no trabalho de Platão.

Os valores universais são os pilares para uma convivência harmônica entre os cidadãos do mundo inteiro. Esses valores foram definidos na Declaração universal dos Direitos Humanos (DUDH) e adotada e proclamada na Assembléia das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1945.

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

Em Filosofia, universalismo é a ideia de que coisas e fatos universais podem ser descobertos e, portanto, é entendido como em oposição ao Relativismo.

Valores morais universais
No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo por serem considerados importantes para uma vida social harmoniosa. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.

O universal não tem realidade e a inteligência deve ser capaz de apreender o particular. Para Ockham não existem conceitos abstratos ou universais, mas apenas os termos ou nomes cujo sentido seria o de designar indivíduos revelados exclusivamente pela experiência.

As principais palavras universais são as que podem existir em várias línguas e sempre terão o mesmo significado; pode haver algumas diferenças na grafia ou na pronúncia, vai depender do idioma, mas terá o mesmo significado ou bastante semelhante.

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.) Conhecido somente pelo testemunho de Platão, já que não deixou nenhum documento escrito, Sócrates desloca a reflexão filosófica da natureza para o homem e define, pela primeira vez, o universal como objeto da ciência.

Tomás de Aquino foi um padre católico e discípulo do grande escolástico Alberto Magno. Ele auxiliou na reintrodução da filosofia aristotélica no pensamento europeu e atualizou a teologia cristã junto à filosofia medieval, tendo escrito sobre os conflitos entre fé e razão existentes no período.

Os direitos universais são direitos que servem para manter a integridade do homem em sociedade. Seguindo este conceito, os direitos universais buscam preservar a vida, a saúde, a segurança, direito à opinião, liberdade de expressão, educação, trabalho e vários outros parâmetros.

A Igreja Universal - IURD diferente de outras igrejas como a Católica, por exemplo, não oferece ensinamentos doutrinários. Ela oferece a realização dos desejos terrenos por meio de Deus, exibindo de todas as maneiras, testemunhos, milagres, bênçãos e curas.

141). Por seu turno, os universalistas acreditam que todos os homens possuem uma dignidade que deriva de sua própria condição de ser humano, e que os direitos humanos, portanto, como corolário dessa dignidade, seriam inerentes a todos, independentemente de quaisquer circunstâncias.

UNIVERSALISMO E RELATIVISMO CULTURAL DOS DIREITOS HUMANOS
Surgiu então, a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, que pretendeu tornar os direitos humanos universais.

O referido autor apresenta as seguintes razões em favor do universalismo: necessidade de uma fundamentação dos sistemas constitucionais e dos Direitos Humanos baseado em um ethos universal; necessidade de impedir atos contra os Direitos Humanos em nome de práticas culturais; os Direitos Humanos possuem dimensão ...

A moral é variável de uma sociedade para outra e pode variar de um indivíduo para o outro. A ética é universal, absoluta e imutável. Os costumes e tradições são a matéria prima da moral. A partir dos valores morais são estabelecidos os princípios éticos.

Não, pois a moral é uma questão individual; não diz respeito à Sociedade. Explicação: A Moral diz respeito de um valor criado dependendo do contexto histórico e cultural de uma sociedade.

Resposta: Valores humanos. Explicação: Os valores chamados de humanos são valores e princípios baseados nos conceitos morais e éticos.