O que flutua na água?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

Uma forma simples de saber se o corpo afundará ou não é comparando a densidade entre o objeto e o líquido, assim, caso o objeto possua uma densidade menor que o líquido ele irá boiar. Para realizar nosso experimento utilizaremos os materiais a seguir: Diferentes frutas.

- Recipiente grande cheio de água (bacia ou balde); - Frutas como: maçã, laranja, quiwi, etc; - Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros; - Alimentos: ovos em casca, feijão cru.

Quando um corpo sólido entra em um líquido, ele deve empurrar para o lado (deslocar) o líquido que estava no local onde está agora o corpo. Se a água deslocada for mais leve que o corpo, ele afunda. Se ele for mais leve que a água deslocada, ele sobe. A madeira (que não seja aroeira) flutua e o ferro afunda.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

A pedra-pomes é uma rocha vulcânica de baixa densidade, que pode flutuar na água. É produzida quando o magma resfria rapidamente.

Isso acontece porque a densidade do ferro é maior que a densidade da água e a densidade do isopor é menor que a da água.

Que um objeto que afunda num líquido pode vir a flutuar nesse mesmo líquido variando sua forma. Que a flutuabilidade dos corpos não depende da profundidade do líquido. Que a água exerce uma força (empuxo) de baixo para cima que tende a impedir que o corpo afunde no líquido.

O princípio de Arquimedes diz que, na presença da gravidade, um corpo imerso (parcial ou totalmente) em um fluido em equilíbrio sofre a ação de uma força, denominada empuxo, de direção vertical e de sentido de baixo para cima, cuja intensidade é igual à do volume do fluido deslocado.

Ela estabelece que: a) Para um corpo flutuar, é necessário que sua densidade seja menor que a densidade do líquido; b) para um corpo afundar, é necessário que sua densidade seja maior do que a densidade do líquido; c) se as densidades do corpo e do líquido forem iguais, o corpo fica em uma situação limite, imerso e em ...

Quando adicionados a um líquido, reduzem drasticamente sua tensão superficial. Por esse motivo, ao adicionar detergente ao sistema do clipe flutuando em água, a tensão superficial diminui e o clipe afunda.

A flutuabilidade de um objeto é determinada por sua densidade em comparação com a densidade da água circundante. Se um objeto for mais denso que a água, ele afunda (uva). Por outro lado, se um objeto for menos denso do que a água ao seu redor, ele flutua (melancia).

A laranja sem casca afunda. Isto porque a massa da laranja é maior que a de um volume equivalente de água.

Se você deixar qualquer objeto de alumínio cair em uma vasilha cheia de água, o objeto vai afundar porque o alumínio é mais denso do que a água.

O facto de um objeto se afundar ou flutuar não depende só da sua forma ou tamanho, mas também das características do material de que é feito. Um corpo flutuará noutro, não por ser mais leve, mas por ser menos denso.

A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo.