O que filhos-de-santo não podem comer?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)

Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.

O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo. As oferendas mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca, com azeite de dendê ou mel de abelha, água e bebida alcoólica.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Oxum

Em alguns mitos, Oxum é considerada a dona do ovo, tido como a maior célula existente. Oxum ainda tem o poder de encantar o ovo, por ser uma das herdeiras do Egbé Eléiye (sociedade dos pássaros das Ìyámi), e o aprecia em suas oferendas como é no caso do Omolókun (omolocum), que é uma comida enfeitada com ovos.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Para assumir tal papel, no entanto, ela necessita fazer um curso no terreiro, visando aprender o ritual, o cerimonial, o preparo de iguarias especiais, os cantos, as danças e a confecção da indumentária do seu Santo. A iniciação da Filha de Santo é bastante lenta, dela se exigindo extrema dedicação.

Filho de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo. No candomblé, é através de uma consulta ao jogo de búzios merindilogum que a pessoa fica sabendo se precisa fazer algum ritual.

Preceitos constitucionais
Quando um preceito desse tipo é descumprido ou corre risco de ser violado, pode-se utilizar uma ação judicial para evitar ou reparar o dano. Se o prejuízo for causado pelo Poder Público, a ação adequada é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

O Orixá não é nenhum carrasco que se você quebra o preceito, ele irá te punir até a morte. Mas claro, Orixá não é uma brincadeira que você cansa e desiste de brincar.

Os filhos de Iansã, segundo as tradições das religiões afros, não comem a iguaria.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu. E assim segue com os outros orixás.

Yemanjá: ìrésì pèlú eja: arroz com peixe por cima. Oxum: omolókun (omolucum): feijão fradinho com camarão seco, cebola, enfeitado com ovos.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.

Filha de Iemanjá com Oxalá, Iansã é irmã de Oxum, Obá e Oxóssi. Seu nome tem origem iorubá, sendo a contração da frase “Iyá omo mésàn” que significa mãe de nove filhos. Pois seu desejo pela maternidade era tão intenso que lhe foi concedido gerar nove herdeiros.

Simpatia do ovo com mel para conquistar um amor
Retire a clara e a gema, então, coloque dentro do ovo sete tiras de papel com o seu nome escrito de um lado do papel e o nome da pessoa que você quer conquistar escrito do outro lado. Os seus nomes devem estar escritos nas sete tiras.

“É um ritual comum para orixá Exú, que é o guardião das estradas, do caminho, louvamos na rua. Quando jogamos farinha na rua é uma reverência”, diz. Sem tabu, ele desmistifica o que a ignorância fez chamar de “coisa do capeta”.

Quando falamos em São Cosme e São Damião lembramos, na hora, da tradição de distribuir doces para as crianças no dia 27 de setembro.