O que ficou gravado nos olhos da imagem de Guadalupe?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora.

O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é um complexo religioso da cidade do México, o segundo templo católico mais visitado do mundo. O santuário dedicado à Virgem de Guadalupe se localiza no Monte do Tepeyac, ao norte da Cidade do México.

A Virgem pediu que Juan Diego subisse ao topo da colina de Tepeyac para colher flores e leva-las para ela. Os registros oficiais narram que a primeira aparição da Virgem Maria ocorreu em 9 de dezembro de 1531.

Hoje, o manto está preservado no Santuário de Guadalupe e intacto, mesmo após sofrer até mesmo um atentado à bomba nestes quase 500 anos.

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.

Guadalupe: Significa “vale do lobo”, “rio do lobo”. O bonito nome Guadalupe é utilizado tanto para meninos quanto para meninas em países hispânicos. Ele surge a partir da palavra árabe wadi, que significa “vale” ou “rio” e da palavra em latim lupus, que significa “lobo”.

O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela e, ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.

Conheça a incrível história de Nossa Senhora de Guadalupe quando, há quase 500 anos, a imagem da Virgem Maria foi estampada milagrosamente sobre um pano.

Seu nome é Santa Maria de Guadalupe.

### Manto Azul: azul era sinal de realeza, virgindade e a cor que as deusas vestiam. As estrelas no manto estão como no céu da noite de 12 de dezembro de 1531. Os índios viviam sob as estrelas e aqui Ela as veste, mostrando que Seu Deus é mais poderoso que as estrelas.

O manto da Virgem de cor azul esverdeado – O azul do manto adornado de estrelas, representa o céu. Tem 46 estrelas de oito pontas em u.

Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002). Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.

Em uma de suas caminhadas para ir à igreja, no dia 9 de dezembro de 1531, às três e meia da madrugada, avistou a Virgem Maria em um monte. Nossa Senhora disse a Juan Diego, na sua língua nativa: "Juan Dieguito", "o mais humilde de meus filhos", "meu filho caçula".

Não se perturbe teu rosto, teu coração; não temas esta enfermidade, nem qualquer outra enfermidade e angústia.

Francisco Soares Bernardes

O inventário dos bens e alfaias sagradas do Santuário, com data de 5 de janeiro de 1750, cita um desses mantos utilizados pela Imagem de Aparecida: “Um manto de carmesim com ramos de ouro aplicados no mesmo, doado por Francisco Soares Bernardes da cidade de Mariana, Minas Gerais” (cf.

De acordo com esses relatos, a primeira aparição aconteceu na manhã do dia 9 de dezembro de 1531, quando o camponês nativo mexicano, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, teve a visão de uma senhora em um lugar chamado colina de Tepeyac (que futuramente passaria a fazer parte da Vila de Guadalupe, um subúrbio da Cidade do México ...

Uma 'tilma' é um conjunto de fibras de um cacto chamado maguey, que dura no máximo 20 anos. Para comprovar essa durabilidade, fez-se uma réplica, com as mesmas condições da 'tilma', que durou o tempo já estimado, enquanto o manto com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe já dura mais de 500 anos.

Amparai os doentes e desempregados, abençoai nossas casas e as nossas famílias, protegei nossos filhos livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo.

1531

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu no México, em 1531, para um índio chamado Juan Diego. Ela queria que um santuário fosse construído naquele local, então, pediu que o indígena recolhesse algumas rosas de Castela em seu manto e levasse ao arcebispo dom Juan de Zumárraga como prova das aparições.

Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina: Abençoai esta casa e a família que aqui reside. Protegei nossos filhos, livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo. Guardai nosso lar, escondendo-o dos olhos dos maus.