O que fica embaixo da telha?

Perguntado por: nsalgado9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

O local da manta deve ser abaixo do telhado, próximo à telha para refletir parte do calor gerado pela própria telha. Pode ser colocado entre as ripas e caibros, quando instalado durante a cobertura, ou entre as ripas e a telha, podendo ser instalado sem a necessidade de desmontar parte da estrutura.

A platibanda é uma moldura ou faixa horizontal na parte superior de uma construção que tem como finalidade esconder o telhado, as calhas, a caixa d água e outros materiais de construção. Com a modernização das fachadas de casas, a platibanda tornou-se uma tendência no mercado.

Aplique silicone em cantos e frestas: normalmente, esse material não é o único utilizado para fazer a vedação do telhado, mas sim para acabamentos. Cantos e frestas podem ser preenchidos, especialmente em locais com telhas de vidro ou acrílico transparente.

As Mantas Térmicas são instaladas entre o telhado e o forro e servem para garantir conforto térmico aos ambientes. Elas evitam que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção, já que o telhado é uma das principais fontes de retenção de calor em uma obra.

Geralmente a platibanda é construída com o mesmo material utilizado nas paredes externas da edificação. No Brasil, na maioria das vezes as casas são construídas em alvenaria de tijolos, blocos de cerâmicos ou blocos de concreto.

A melhor viga para telhados é aquela feita de madeira, sobre isso não há dúvida, mas ao mesmo tempo existem questionamentos sobre o tipo de madeira e a medida da viga para usar nessa estrutura.

As vigas e vigotas também são peças retangulares de madeira utilizadas na montagem da estrutura do telhado. Elas são responsáveis por suportar os pesos dos telhados e direcionar as cargas para as colunas e fundações. A diferença entre a viga e o caibro está na largura das peças.

resistir bem à água é muito utilizada na confecção de. telhados e coberturas de casas e prédios.

A platibanda é uma espécie de continuação da parede externa que se assemelha a uma mureta e seu principal objetivo é esconder o telhado.

O elemento é usado como berço de calha e para proteção de paredes e janelas contra a luz excessiva. Os beirais dos telhados passaram a ser vistos na arquitetura brasileira colonial como solução para proteger a edificação da excessiva insolação e das chuvas.

Os rufos tem o papel de fazer a proteção tanto entre a parede e telhado, como também no topo da platibanda, evitando assim infiltrações.

A inclinação do telhado mal calculada pode levar a infiltração de água e encaixe errado das telhas. A impermeabilização ajuda a melhorar, mas o mais indicado é ter muito cuidado na hora de construir para não cometer esse erro. Outro erro frequente na hora da construção são as telhas sobrepostas.

A goteira é a consequência da infiltração da água em um telhado mal instalado ou construído com materiais de baixa qualidade. Um balde para não molhar o chão enquanto a chuva cai não é o suficiente para proteger um imóvel. As infiltrações podem afetar a estrutura da edificação, colocando a vida dos moradores em risco.

A durabilidade da manta térmica para telhado é de, em média, entre 20 a 30 anos a depender do tipo do material.

Ou seja, o primer impermeabilizante é uma solução preparatória para a aplicação da manta asfáltica, de simples aplicação e secagem rápida, sem gerar grandes impactos no andamento de uma obra.

Quanto custa colocar manta térmica no telhado? Olha, o preço costuma ficar entre 30 e 60 reais por metro quadrado de manta térmica aplicada, além dos custos de mão de obra e do material.

O rufo é a proteção metálica que protege a parte superior da platibanda. A norma ABNT NBR 6118:2014 recomenda proteções como critério de durabilidade nas estruturas. É normalmente feito de alumínio pela flexibilidade e durabilidade, e vem de fábrica com características que atendem a essa norma.

O revestimento das platibandas é o método mais seguro de vedação, o Rufo acompanha todo o desenvolvimento da platibanda, desde o acabamento externo, fazendo a pingadeira até o ondulado da telha em uma única peça, minimizando Manutenções e custos com impermeabilizações, texturas e pinturas.

Embora o custo do telhado seja mais barato, há outros custos, como por exemplo, o uso de calhas e construção de platibandas para esconder o telhado.