O que fica atrás da íris?

Perguntado por: vgalvao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Por trás da íris, encontra-se o cristalino. Ao mudar de forma, o cristalino concentra luz na retina. Com a ação de pequenos músculos (chamados músculos ciliares) o cristalino aumenta de espessura para que o olho focalize os objetos próximos e fica mais fino para focalizar os objetos distantes.

Pálpebras: para piscar!
As pálpebras são dobras finas de peles, superior e inferior, que protegem os olhos, Figura 1.

Coroide: camada do globo ocular, constituída por uma rede de vasos sanguíneos. Sua função é suprir a retina de oxigênio e outros nutrientes.

A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea.

Conheça esta rara condição. A Policoria é uma condição caracterizada pela presença de duas ou mais pupilas na mesma íris de uma pessoa seja de apenas um olho ou em ambos. Policoria vem de uma alteração genética extremamente rara e cada uma dessas pupilas funcionam de maneira independente.

Ele afirma que sente os músculos da íris diretamente e que, para fazer esses movimentos, só precisa se concentrar no olho – ele não imagina um ambiente claro ou escuro, por exemplo. “Contrair a pupila é como segurar, tensionar algo; torná-la maior é como soltar totalmente, relaxar o olho”, disse D.W.

Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.

Constituída de um tecido transparente, a Córnea recobre a parte da frente do olho e tem a função de focalizar a luz, visto que funciona como uma lente sobre a íris e pupila. Uma de suas funções é a de proteger o olho contra traumas e contaminações.

A íris trata-se de uma membrana circular de aproximadamente 12 mm de diâmetro. No contexto do globo, sua posição está entre a córnea e o cristalino, dilatando ou contraindo sua abertura central de acordo com a intensidade da luminosidade, controlando a passagem de luz.

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, e para um fácil entendimento, podemos compará-la ao “vidro de um relógio”. Ela permite a entrada da luz entrar e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila.

Mesmo com um nome complexo, a membrana conjuntiva ocular (que também pode ser chamada somente de conjuntiva) é simplesmente a membrana mucosa e transparente que reveste a parte interna das pálpebras e a parte exposta da córnea – estendendo-se para recobrir a parte branca do olho.

É uma espécie de 'lente' transparente e flexível que está localizada atrás da pupila, dentro de uma cápsula. Tem a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual, realizado com o auxílio do corpo ciliar.

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

A esclera azul é causada por afinamento ou transparência do colágeno da esclera com visualização da úvea subjacente.

Aplique uma compressa fria sobre os olhos.
Promover o contato com uma compressa fria e a pele reduz o inchaço, mas também auxilia a esclera a retomar sua cor branca. Mergulhe uma toalha em água fria, torça-a e posicione-a sobre seus olhos durante cinco a dez minutos.

Nervo óptico
É a extensão formada pelas células da retina que a liga ao cérebro, possibilitando assim a transmissão da imagem captada pela retina para o cérebro. O nervo óptico encontra-se na parte de trás dos olhos.

O linfoma intraocular tem origem nas células do sistema imunológico, muitas vezes relacionado a linfomas no cérebro. Geralmente, ele afeta ambos os olhos e causa sintomas como: visão embaçada, manchas no campo de visão, vermelhidão ou inchaço no olho, sensibilidade à luz.