O que fez a Ford sair do Brasil?

Perguntado por: asalazar9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

Com a frase dita pelo ministro, subentende-se que a Ford poderia voltar a fabricar carros no Brasil. A informação foi replicada por diversos portais afirmando que a Ford voltaria a fazer carros no Brasil, focada em elétricos. Mas não é isso que vai acontecer.

Chinesa BYD assume fábrica da Ford na Bahia para produção de veículos elétricos e híbridos. A montadora chinesa BYD vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), informou o governo do estado.

Vinte anos se passaram desde que o então governador Olívio Dutra (PT), atacado pelos adversários por “ter mandado a Ford embora”, fez uma espécie de profecia (sem estudos técnicos, naturalmente): “Essa empresa quer incentivos fiscais que as nossas não têm.

Entre elas, as montadoras Ford, Mercedes Benz e Audi, a fabricante de eletroeletrônicos Sony, laboratórios farmacêuticos, caso da Roche e da Eli Lilly, e varejistas, Walmart e Fnac.

– PRINCIPAL MOTIVO: Custo financeiro! Mas o motivo principal desta paralisação é o custo financeiro que as montadoras estão tendo.

Ford fecha fábricas na Índia e encerra vendas do EcoSport em Argentina, México e Estados Unidos.

Nesta segunda-feira (20) quatro montadoras confirmaram que vão adotar pausas nas operações em fábricas brasileiras. A lista, por enquanto, inclui a General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis (que engloba marcas relevantes no país como a Fiat, Peugeot e Citröen).

FORD VENDE HOJE 9% DO QUE VENDIA HÁ TRÊS ANOS
Como toda a atividade econômica, a Ford passou por dificuldades graves durante a pandemia mais conseguiu se recuperar.

A BYD vai comprar a fábrica da Ford em Camaçari (BA), fechada desde o início de 2021.

A última fábrica da Ford em solo brasileiro agora será da chinesa BYD, um dos nomes mais populares do planeta quando o assunto são carros eletrificados. A empresa assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, na Bahia.

Apesar do anúncio do fim da produção de veículos no Brasil ter ocorrido há um ano, foi em outubro de 2019 que a montadora começou, de fato, a deixar o país. Foi quando a Ford decidiu que não fabricaria mais caminhões por aqui e fechou a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP).

É que, em 1999, quando a Ford deixou o RS alegando falta de incentivos fiscais, o então governador Olívio Dutra comentou: "Essa empresa quer incentivos fiscais que as nossas [as empresas brasileiras] não têm.

Após a invenção de seu primeiro automotor, Ford fundou duas empresas, a Detroit Automobile Company e a Henry Ford Company. A primeira faliu e na segunda Henry foi demitido por querer focar em veículos esportivos. Agora com 40 anos e com a ajuda de 11 investidores, Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 1903.

A Ford segue no Brasil como marca, mas deixa de produzir no país. Assim, as fábricas de veículos em Camaçari (BA) e de motores e transmissões em Taubaté (SP) encerram a produção imediatamente, mantendo apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade de estoques de pós-venda.

O governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) executou as maiores privatizações da história do Brasil. Durante este período, cerca de 78,6 bilhões de reais foram aos cofres públicos provenientes de privatizações. A venda de empresas estatais foi uma resposta do governo para impedir o agravamento da dívida pública.