O que fez a China cresceu tanto?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Esse extraordinário crescimento foi viabilizado por diversos fatores, sendo os mais importantes a política cambial, especialmente a forte desvalorização real do renminbi ocorrida entre 1990 e 1994, e os ganhos de competitividade da indústria chinesa possibilitada, por sua vez, pela liberalização das importações.

Dentre as causas apontadas em diversos estudos, destacam-se os investimentos diretos externos (IDEs) e as medidas de política industrial, como, por exemplo, os incentivos fiscais concedidos a setores determinados localizados em zonas econômicas especiais.

Olá, A China é a economia que mais cresce no mundo desde 1980, primeiramente, porque apresentava um desenvolvimento socioeconômico baixíssimo, o que possibilita em parte o crescimento por longos processos de tempo. Ou seja, o país estava totalmente atrasado e sua economia defasada.

O governo chinês chama o seu sistema econômico de "socialismo com características chinesas", mas o que isso realmente significa é disputado. Alguns o consideram como uma economia mista, outros o consideram como capitalismo.

[1] O FMI projeta que a economia da China será quase 40% maior até 2028, o último ano em suas projeções.

No topo da lista, lideram o ranking das maiores economias os EUA (que responde por 25% do PIB global) e a China (18% do PIB global). Em seguida vêm Japão e Alemanha, cada um com cerca de 4% do PIB mundial em valores correntes.

Além da exportação, a China também tem tido um papel importante no investimento no Brasil, já que há cada vez mais empresas chinesas no país. O gigante asiático é nosso maior investidor externo direto. Além disso, a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

Além do baixo custo da mão de obra, a China se tornou a “fábrica do mundo” devido a um ecossistema de negócios extremamente forte, falta de conformidade regulatória, baixos impostos e uma moeda competitiva.

Veja abaixo alguns dos principais elementos que fizeram do ecossistema do celeiro de unicórnios que se tornou a China.

  • Urbanização. ...
  • Escala global e competitividade interna. ...
  • Capital. ...
  • Educação. ...
  • Internet.

Dentro do processo de inserção econômica da China no mercado globalizado, ganhou destaque um tipo de empreendedorismo em que o Estado chinês cria empresas estatais que se envolvem com parceiras multinacionais a fim de criar novos projetos e produtos com base tecnológica, gerando ganhos para a qualificação da mão de ...

Com a abertura do mercado para o capitalismo mundial houve uma ascensão no sistema produtivo industrial da China, sobretudo, o aumento na produção de bens de consumo. O desenvolvimento industrial na China, que ocorreu de forma acelerada, fez com que o país se tornasse um dos maiores em produção industrial do mundo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula que a economia brasileira cresceu mais que a da China em 2022.

1976

É considerado o país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos, o que foi proporcionado pela abertura econômica a partir de 1976 que transformou a China em uma economia mista. O PIB do país cresce cerca de 10% ao ano.

Foram fatores essenciais, os investimentos em logística, políticas públicas de estado, capacitação pessoal, desoneração fiscal ao capital de investimento externo, foram alguns dos fatores identificados como fundamentais para o crescimento econômico chinês.

Os chineses valorizam exercícios físicos para a mente e o corpo. Assim, é comum ver nas praças, pessoas fazendo exercícios coletivos como dança, Tai chi chuan e outros clássicos da cultura chinesa. Também há espaços para esportes em quadras, academias e, claro, salões de ping-pong, o esporte favorito dos chineses.

Responsável pela maior parte da produção global desses itens, a China exporta para o Brasil principalmente equipamentos de telecomunicações. A categoria representa 13% das importações brasileiras vindas do país asiático e movimentou US$ 3,5 bilhões no período entre janeiro e outubro de 2020.

Finalmente, o Exército de Libertação Popular saiu vitorioso. Em 1 de outubro de 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China.