O que fere o Princípio da competência?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

O Princípio da Competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos (regime de caixa), mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no período.

O regime de competência é um método para realizar o registro de lançamentos contábeis na data em que o evento acontece. Ou seja, na data do documento da receita ou despesa realizada. Não importa quando vai ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizada a transação.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

o reconhecimento de despesas deve ser efetuado quando houver o efetivo desembolso financeiro por parte da pessoa jurídica que efetuou o gasto.

Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa.

A competência, portanto, é determinada no momento do registro ou da distribuição da petição inicial. E são irrelevantes, desse modo, as modificações do estado de fato ou de direito posteriores. É o que o se conhece, portanto, por regra da perpetuação da jurisdição.

O descumprimento ao princípio da entidade acarreta a distorção da finalidade de uma demonstração contábil, que é demonstrar a real situação financeira e patrimonial de uma empresa.

Se jurisdição é o poder de dizer a lei, competência é a delimitação desse poder, que é estabelecida através das normas. Assim, competência é uma permissão legal para exercer uma fração do poder jurisdicional.

Esse regime é predominante nas empresas do setor privado, dentro do que estabelece a Lei n° 6.404/1976. No setor público brasileiro, o registro dos eventos contábeis é feito atualmente pelo regime misto, aplicável à contabilidade orçamentária por força da Lei Federal n° 4.320/1964.

Qual das seguintes alternativas não faz parte dos 3 tipos de regimes contábeis? Regime de Caixa.

A Data de Competência refere-se ao dia em que o serviço foi prestado, o dia onde a receita ou a despesa ocorreu, não importando a sua data de pagamento ou recebimento; A Data de Emissão corresponde ao exato momento em que a NF-e foi emitida.

O que entendo sobre esses dois princípios é que o da Oportunidade diz que devemos registrar o fato no momento de sua ocorrência, eo princípio da Competência diz que os fatos devem ser registrados independente se sua realização for para daqui um mês, um ano, etc, como vemos por exemplo em compras para pagamento à prazo.

Tanto para contadores como para as empresas, os princípios da contabilidade servem para que os registros contábeis ocorram dentro das regras. Dessa forma, é possível mensurar o patrimônio da empresa de maneira correta.

Resposta: Flexibilidade. Explicação: Flexibilidade não é um principio contábil e sim facilidade e ligeireza de movimentos; agilidade, elasticidade, elegância.

Qual a Importância do Princípio da Competência no Empreendedorismo? O Princípio da Competência é essencial na hora de fortalecer o planejamento financeiro da empresa. Ou seja, na previsão de receitas e despesas.

A competência apenas é útil se gera algum resultado. De nada adianta ser ótimo em algo se essa atividade não estiver atrelada a uma ação voltada à realização.

Uma pessoa tem mais condições de se estabelecer naquilo que deseja empreender, se for capaz de mobilizar seus conhecimentos para agir diante das inúmeras situações que se apresentarem na sua área de atuação.