O que fazia um Remidor?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Ele era um homem íntegro, influente e grande fazendeiro. Seu nome significa “nele há força”. Ele podia cumprir os requisitos legais de casar-se com Rute, no regime do levirato, e suscitar descendência à família de Elimeleque. O levirato regulava os costumes referentes ao casamento quando o homem da casa morria.

O que é Remidor:
O mesmo que redentor, aquele que redime.

Sob a Lei que Deus deu aos israelitas no Antigo Testamento, pessoas fiéis procuravam cuidar dos seus familiares. Uma maneira específica de oferecer ajuda foi por meio do resgatador, um parente próximo que agiria para proteger uma família em várias situações.

Havia um homem que tinha parentesco mais próximo com Rute do que Boaz, mas ele não estava disposto a aceitar as responsabilidades de cuidar de Noemi e Rute, especialmente a responsabilidade de casar-se com Rute. Por isso, Boaz pôde aceitar a responsabilidade.

Rute e Boaz
Noemi preparou Rute para se aproximar de Boaz para ser seu parente remidor. Então, instruída pela sogra Rute foi à eira durante a noite, a fim de persuadir Boaz a se tornar um parente remidor. Boaz consentiu com a proposta de Rute, e a enviou de volta para casa com um presente de seis medidas de cevada.

Ou seja, ele devia pagar a soma necessária para que seu irmão recobrasse a liberdade (Lv 25,47-49). Esse parente próximo era chamado de “resgatador” (em hebraico, goel). O objetivo da lei do resgate era defender e fortalecer a família no sentido amplo.”

Assim, Boaz e Rute refletem uma história de pessoas virtuosas em Deus e de cujo caráter deveria ser imitado por nós. Só que o livro de Rute é mais do que isso. É mais do que uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los.

Sabemos que ele foi um parente de Elimeleque, o marido de Noemi (Rt 1:1; 2:1). O texto bíblico o descreve como um fazendeiro honesto e bondoso, que procurava garantir o bem-estar de seus trabalhadores. Boaz viveu no período dos juízes de Israel.

Remir é um verbo transitivo que significa resgatar, redimir, remover algo ou alguém do poder ou domínio de outrem. O ato de remir está relacionado com livramento ou salvação ou com o ato que tornar esquecido algum acontecimento.

Remissão de remitir é o ato de considerar perdoada alguma coisa, sendo agora sinônimo de afrouxamento: remissão dos pecados. Enquanto uma falta, uma pena, um crime, um pecado é remitido (remissão da falta), o faltoso, o pecador é redimido (remição da pessoa).

Na entrada «Remir. Redimir», diz o seguinte: «Estes dois verbos significam a mesma coisa, isto é, 'resgatar'.

“ Deus usa a vida de Rute para abençoar Noemi. Rute rebusca espigas nas terras de Boaz. Este era parente do marido de Noemi, sendo o resgatador, ou seja, aquele que poderia legalmente suscitar descendência para Noemi em nome do falecido Elimeleque.

Rute

Assim, Rute e Boaz se aproximam e se casam, gerando um filho que se chamou Obed.

Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade. Esta é uma bondade maior do que a última que você fez.

Rute se viu em uma situação difícil em Moabe quando seu marido Malom morreu após dez anos de casamento.

Boaz é um nome masculino de origem hebraica e bíblica que possui os significados de “rapidez” e “força”. Este nome aparece como um personagem citado do Antigo Testamento das escrituras sagradas no livro de Rute e em I Crônicas. Boaz pertencia à tribo de Judá e seria posteriormente o bisavô do rei Davi.

Um resgatador era um parente que se voluntariava a assumir responsabilidade pela família estendida. Quando o esposa de uma mulher falecia, a lei (Dt 25:5-10) provia que ela poderia se casar com um irmão de seu marido falecido. Mas Noemi não tinha mais filhos.

A conclusão do capítulo 2 de Rute é um momento de alegria e esperança para Noemi, que começa a ver a providência de Deus agindo em sua vida através da fidelidade de Rute e da bondade de Boaz.

Rute demonstrou bondade aos outros e lealdade ao Senhor. Uma das mensagens principais do livro de Rute é a de que tal fidelidade é mais importante do que a etnia.

A personagem Rute, como protagonista do livro que leva seu nome, destaca a ação da mulher no resgate de sua dignidade e na participação das lutas libertárias do seu povo.