O que fazer se você não tem amigos?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

É possível se divertir sozinho, basta se esforçar e fazer aquilo que gosta. Talvez você se divirta escrevendo, pintando ou saindo para caminhar. Atividades agradáveis melhoram o humor e ajudam você a se conhecer melhor. Vá ao show do seu artista preferido sozinho.

A falta de amigos também pode estar associada a uma autoestima baixa na qual a pessoa tem uma imagem distorcida dela própria. Isso pode fazer com que não se esforce para socializar com pessoas por estar se comparando com elas o tempo todo ou por se sentir inferior.

A timidez na adolescência é normal. Nesse momento, os jovens estão passando por muitas mudanças e descobertas, e essas transformações podem ocasionar um afastamento dos familiares e amigos. Contudo, quando falar com outras pessoas e interagir tornam-se um problema social, é hora de se preocupar.

Seis aplicativos para conhecer pessoas novas online e fazer...

  • Patook.
  • Slowly.
  • MeetUp.
  • MeetMe.
  • Yubo.
  • Ablo.

8 maneiras de fazer mais amigos

  1. Esteja disposto a conhecer pessoas novas. A primeira dica é a mais importante! ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Saiba que tipo de pessoas te fazem bem. ...
  4. Conheça lugares novos. ...
  5. Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies. ...
  6. Demonstre que se importa. ...
  7. Ouça a outra pessoa. ...
  8. Mantenha contato.

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?

A psicóloga atribui isso à compreensão que a maturidade pode trazer de que o fim de uma amizade é um processo normal das relações humanas. Depois dos 30, pode ficar mais fácil entender que as pessoas mudam e, junto com elas, as amizades mudam também. E aquelas relações que antes faziam sentido podem deixar de fazer.

Todos nós já passamos por isso.
E nestes momentos, as pessoas se afastam porque (de forma inconsciente/ou consciente) percebem que não estamos bem e tendem a evitar nossa companhia, muitas vezes, por falta de recursos para ajudar, ou medo de se envolver com nossos problemas e não saber lidar com isso.

Esse comportamento pode refletir uma atitude saudável e esperada considerando a fase da vida pela qual está passando. No entanto, também pode ser uma indicação de um problema emocional que requer ajuda profissional. Como pais, devemos intervir sempre que considerarmos que o isolamento atingiu um nível problemático.

Caso se sinta muito nervoso na companhia de outras pessoas, reflita se a ansiedade social pode ser responsável pela dificuldade para fazer amigos. Outras condições e transtornos, como a esquizofrenia, o transtorno bipolar, o TDAH e o autismo, também podem dificultar o surgimento de novas amizades.

Oito dicas para fazer amigos na vida adulta

  1. Se dedique. Construir relacionamentos exige dedicação. ...
  2. Resgate amigos do passado. ...
  3. Saia de casa. ...
  4. Abra sua casa. ...
  5. Use relacionamentos atuais para conhecer novas pessoas. ...
  6. Use e abuse da tecnologia. ...
  7. Aceite convites para sair. ...
  8. Tome a iniciativa.

Mudou de cidade? Saiba como conhecer pessoas novas!

  1. Entre em grupos no Facebook. As mídias digitais são, atualmente, a melhor forma para encontrar pessoas. ...
  2. Participe de eventos. Os eventos (festas, debates, exposições de arte, shows, etc.) ...
  3. Use os aplicativos certos. ...
  4. Vá para os lugares que você gosta.

Minha sugestão: conheça novas pessoas, faça novas amizades e siga a sua vida! Deixe ir embora quem não se encaixa mais! Você não precisa especificamente dessa “ex-amiga” para ser feliz!

Escreva o nome da pessoa com quem deseja retomar a amizade e o seu, em forma de cruz, em um papel branco. Queime o papel (cuidado para não se machucar) e salpique um pouco de sal grosso quando estiver quase tudo queimado. Olhe para o fogo e diga três vezes: "Volte amizade, para que eu seja novamente feliz".

É possível que eles estejam passando por momentos complicados, afetando o estado de seus relacionamentos. Dessa forma, a atitude de ignorar a você pode não ser intencional, e sim estar sendo atrapalhada pelos próprios problemas e incapacidade de concentrarem-se em dar atenção a você.