O que fazer se seu chefe te desmotiva?

Perguntado por: blancastre2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Como dizer ao meu chefe que estou desmotivado?

  1. Não deixes que seja demasiado tarde.
  2. Tem atenção à linguagem que usas.
  3. Procura outras opções dentro da equipa.
  4. Demonstra uma atitude construtiva.
  5. Não deixes que se aperceba por outras pessoas.
  6. Escolhe bem o momento.

Diversas vezes, as causas de desmotivação tem relação com erros de gestão, o que exige melhor desempenho e atenção, tanto do setor de RH, quanto dos líderes de equipes, que devem trabalhar para evitar que essas causas se tornem um problema ainda maior.

Não compartilhar o que merece ser compartilhado
Conhecimento, amizade, afeição, respostas, conquistas, feedback – essas são algumas das mais valiosas experiências a se dividir com as pessoas. Falta de tempo é meramente uma desculpa do líder para falhar nesse aspecto e absolver-se da responsabilidade.

Podemos presumir que os problemas não se limitam à baixa performance. Um chefe ruim pode levar toda a equipe à estafa mental e ao estresse generalizado. E tudo isso além de comprometer o rendimento da equipe, pode acarretar em diversos transtornos psicológicos.

Como identificar um funcionário desmotivado
Alguns sinais podem ajudar na hora de identificar quem está agindo sem motivação: conflitos constantes, indiferença para realizar as atividades, atrasos, faltas e queda na qualidade do trabalho são os principais.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

O assédio moral pode ser caracterizado por ações diretas ou indiretas, desde por exemplo, gritos, humilhações públicas e insultos até a propagação de boatos, fofocas e o isolamento do sujeito no local de trabalho.

Como provar humilhação no trabalho? Provar humilhação no trabalho pode ser difícil, mas não é impossível. O funcionário pode coletar evidências, como e-mails, mensagens de texto ou testemunhos de colegas de trabalho, e manter um registro detalhado de todos os incidentes.

O primeiro passo para lidar com essa situação é definir limites de comportamento profissional entre as partes. É importante que você não perca a sua postura diante da falta dela em um outro profissional. Busque conversar com o seu supervisor de forma educada e peça feedbacks sobre o seu trabalho.

O gerente tem alguma responsabilidade neste fator de desmotivação, pois deve unir suas equipes para evitar muitos problemas. Então, uma das muitas causas da desmotivação dos funcionários é um problema de hierarquia ou a estimativa de má gestão.

A desmotivação é o oposto da motivação. Portanto, uma pessoa está desmotivada quando não sente essa força interna que o leva a agir. Isso ocorre quando a percepção das dificuldades e sacrifícios que a pessoa tem em seu caminho é maior do que a percepção dela acerca dos benefícios a serem obtidos lá na frente.

Como um mau líder pode destruir bons profissionais?

  1. 1 – Não ter inteligência emocional. ...
  2. 2 – Não tolerar erros. ...
  3. 3 – Não aceitar ou incentivar inovação. ...
  4. 4 – Ser autoritário. ...
  5. 5 – Prejudicar a relação e a motivação da equipe. ...
  6. 6 – Não reconhecer o time. ...
  7. 7 – Ser arrogante. ...
  8. 8 – Não se comunicar bem.

Selecionamos 7 erros de liderança e trouxemos dicas de como corrigir seus impactos, seja no negócio ou na relação com as equipes!

  1. Não planejar. ...
  2. Não dar feedbacks. ...
  3. Não desenvolver os colaboradores. ...
  4. Sobrecarregar a equipe e não dar apoio. ...
  5. Não valorizar a equipe. ...
  6. Ser chefe em vez de líder. ...
  7. Não saber ouvir.

Chamar a atenção de empregados em público, causando a eles constrangimento, pode ser caracterizado na Justiça como assédio moral. Assim como usar apelidos ofensivos, como "macaco", "pinguço", "vaca", entre outros termos depreciativos que beiram o insulto.

A discriminação e o assédio são comportamentos inaceitáveis no ambiente de trabalho. A empresa não pode discriminar um funcionário com base em características como raça, gênero, religião, orientação sexual, entre outros. Além disso, o assédio moral ou sexual é proibido por lei e deve ser combatido ativamente.

Reconhecer conquistas e habilidades das pessoas
Ajude os colaboradores a se lembrarem do potencial deles, já que essa noção é prejudicada pela convivência com o chefe tóxico. Crie o hábito de dar feedbacks positivos e adote uma comunicação saudável com a equipe, criando um ambiente mais humanizado e acolhedor.

Síndrome de Burnout
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

O custo de funcionários infelizes
Perda de funcionários significa perda de receita e a Society for Human Resource Management (SHRM) estima que os custos com rotatividade podem ser de até 300% do salário base do funcionário demitido.

Quando estamos desmotivados, perdemos o interesse pelas pessoas, pelo trabalho e até mesmo pelas atividades de que mais gostamos. Inclusive, a desmotivação pode ser um indício de depressão. Pessoas que dormem demais e não querem sair da cama quando acordam também podem estar depressivas.

Sendo assim, o primeiro passo para avaliar os níveis de insatisfação no trabalho e identificar os sinais que podem representar uma insatisfação no trabalho:

  1. Queda na produtividade;
  2. Desmotivação;
  3. Pressa para ir embora;
  4. Pouca ou nenhuma interação com os colegas de trabalho;
  5. Faltas injustificadas com frequência.

Motivação no trabalho: 8 estratégias para aumentar o engajamento

  1. Estabeleça metas realistas.
  2. Dê feedbacks sempre que possível.
  3. Invista em treinamento e qualificação da equipe.
  4. Comunique-se com o time de profissionais.
  5. Valorize os colaboradores.
  6. Demonstre os objetivos da empresa.
  7. Integre as equipes.
  8. Motive pelo exemplo.