O que fazer se o teste dê positivo?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Fique em casa. Muitas pessoas que pegam a doença têm manifestações leves e podem se recuperar em casa sem precisar de hospital. Só vá ao hospital se precisar de ajuda imediata.

Porém, em janeiro de 2023, a organização alterou o protocolo, fazendo com que não fosse mais necessário esses três dias adicionais. Além disso, a OMS antes recomendava dez dias de isolamento para aqueles com testes com resultado positivo, mas sem nenhum sintoma da infecção.

- Pacientes que testaram positivo e estão com sintomas leves e moderados: sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas; caso os sintomas persistam, deverá manter o isolamento até o décimo dia.

A indicação é que o autoteste seja feito entre o quarto e o quinto dias de sintomas, ou após contato com pessoas positivadas. É muito importante respeitar esse período, já que o vírus pode não ser detectado nos primeiros dias.

Quando deve ser feito o teste? De preferência entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, a partir do 5º dia após o último contato com o caso confirmado. 5.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

A duração média de positividade do RT-PCR após o início dos sintomas foi de 27,9 dias [intervalo de confiança de 95% (IC 95%) de 23,3 a 32,5], enquanto a duração média de isolamento de vírus replicantes foi de 7,3 dias (IC95% de 5,7 a 8,8).

Testou positivo para Covid-19? - ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

Isolamento de sete dias
Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos dez dias contados a partir do início dos sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24h.

Se a pessoa teve contato com alguém que testou positivo, a recomendação é se isolar, mesmo que não apresente sintomas.

Relatos do padrão dos sintomas do COVID sugerem que a febre é mais comum em geral 5 dias após a exposição. A variação da “temperatura normal” depende do local da aferição.

Por isso, a maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves e recupera-se após alguns dias. Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave.

O médico fará a avaliação do seu caso e, se for preciso, fará a prescrição online do exame RT-PCR, que deve ser realizado do 3º ao 7º dia após o início dos sintomas gripais.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existente nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação.

Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.